quarta-feira, 10 de junho de 2015

BIOGRAFIA: MARUSSIG, Piero (1879-1937). O artista italiano nasceu em Trieste e morreu em Pavia. Marussig recebeu a influência do movimento do Pós-Impressionismo e das correntes que marcaram a arte européia no final do século XIX e o início do século XX: o Estilo Jovem [Jugendstill] (Munique e Viena), que na França chamou-se Arte Nova [Art Nouveau] e que marcou as exposições de arte das Secessões européias (Berlim, Munique e Viena). Marussig passou a viver em Milão (1920), onde conheceu os Futuristas Carlo Carrá(1881-1966), Achille Virgile Funi (1890-1972) e Mario Sironi (1885-1965). Marussig participou da primeira formação do Novecento italiano (1923-1933). A jornalista, historiadora e crítica de arte Margherita Sarfatti (1883-1961), porta voz da política para as artes dominadas pelo estado italiano durante a ditadura de Benito Mussolini, tornou-se curadora de todas as mostras desde a do Grupo dos Sete Pintores [Sette Pittori], da qual participaram Anselmo Buci, Baccio M. Bacci, Leonardo Dudreville, Gian Emilio Malerba, Pietro Marussig, Ubaldo Oppi e Mario Sironi, inaugurada com a presença e discurso do Il Duse na Galeria Lino Pesaro, conhecida depois como C'a Pesaro (Milão, 1923). Novamente foi Sarfatti a curadora de duas das Bienais de Veneza (XIV e XV/1924; 1926); foi ela quem organizou a representação oficial italiana para a Exposição Universal (Paris, 1925), e no mesmo ano foi curadora da mostra dos Seis Pintores do Novecento [Sei Pittore del'900]. Outras mostras ocorreram no Palazzo della Permanente (Milão, 1926; 1929). O movimento do Novecento italiano, que se transformou na arte oficial italiana, afirmou-se no início da década de 1930. Na época o grupo recebeu a adesão de mais de 100 artistas e tornou-se conhecido oficialmente depois da I Mostra do Novecento Italiano, realizada na Galeria Gian Ferrari (Milão, 1926). Sarfatti foi viver em Roma, onde organizou e dirigiu, junto com B. Mussolini, a revista Gerarchia [Hierarquia](1922). No mesmo ano em que ela publicou seu livro História da Pintura Moderna, a jornalista passou a realizar com o grupo do Novecento inúmeras mostras internacionais. Na ocasião da inauguração da exposição itinerante na sede da AAA/Associação Amigos da Arte (Buenos Aires), Sarfatti proferiu palestra, nessa mostra itinerante à Montevidéu (Uruguai, 1930). Sarfatti levou o Novecento para Helsinki (Finlândia, 1931), além de Amsterdã, Basiléia, Berlim, Berna, Bruxelas, Budapeste, Estocolmo, Genebra, Lausanne, Lípsia, Paris, Viena e Zurique, além de destacada participação em outras mostras italianas importantes no período. Paralelamente às artes iniciou-se movimento na literatura italiana com o grupo formado em torno do escritor fascista Massimo Bontempelli, que publicou a revista Novecento (Roma, 1926-1929). Algumas obras do grupo do Novecento participaram das mostras Os Realismos em Paris 1919-1939 [Les Réalismes 1919-1939 à Paris], no MNAM (1980-1981); da mostra Futurismo & Futurismus no Palácio Grassi (Florença, 1986). E, a arte do Novecento apresentou-se no Brasil, na mostra Novecento Sudamericano: Relações Artísticas entre Itália, Argentina, Brasil e Uruguai, realizada na Pinacoteca do Estado de São Paulo (31 de agosto - 05 de outubro, 2003). REFERÊNCIAS SELECIONADAS: BREUILLE, J-P. Dictionnaire de la peinture et de sculpture : l'art du XXe siècle. Sous la direction de Jean-Philippe Breuille. Paris: Lib, Larousse, 1991. 777p.: il., retrs., p. 100.. (Dictionnaires specialisés). Novecento Sudamericano. Relações Artísticas entre Itália, Argentina, Brasil e Uruguai. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2003, p. 24. CATÁLOGO GERAL. II Bienal do Museu de Arte Moderna. São Paulo: EDIAM, 1a edição, dezembro de 1953, pp. 225-226.

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