sábado, 25 de janeiro de 2014

FUTURISMO NAS ARTES: FOTOGRAFIA, FOTODINAMISMO, FOTOPERFORMANCE E AEROFOTOGRAFIA FUTURISTA.

 


 FUTURISMO NAS ARTES: FOTOGRAFIA, FOTODINAMISMO, FOTOPERFORMANCEE AEROFOTOGRAFIA FUTURISTA.

Destaques: BOCCIONI, Umberto e Anton Giulio BRAGAGLIA.





As primeiras fotografias experimentais das vanguardas européias, com a fotografia sendo vista como uma forma de arte foram obras do dito, Fotodinamismo Futurista. Os artistas do grupo, seduzidos pela nova era da máquina, buscaram representar o movimento e a própria sensação dinâmica, do automóvel entre outras máquinas como o aeroplano; e se interessaram pela Cronofotografia, criada e desenvolvida pelo cientista francês E-J. Marey (1830-1904), e pelo inglês que viveu na América, Eadweard Muybridge (Edward James Muggeridge, 1830-1904).



Essas pesquisas influenciaram a pintura de Giacomo Balla (1871-1958), professor dos artistas Futuristas italianos (v. Futurismo nas Artes: Pintura e Escultura) e as fotografias dos irmãos Bragaglia, Anton Giulio Bragaglia (1890-1960), Arturo Bragaglia (1892-1962) e Carlo Ludovico Bragaglia (1894-1998). Um termo criado por A. G. Bragaglia para as fotografias de movimento feitas com seu irmão Arturo, foi Fotodinamismo: os irmãos artistas desejavam se afastar da imobilidade da fotografia de objetos, e promover visualmente o movimento dinâmico através do meio fotográfico. As pesquisas dos irmãos, patrocinados por Marinetti, foram bem recebidas nos círculos intelectuais e fotográficos europeus, e, na década de 1920-1930 alguns procedimentos foram adotados por alguns grupos de vanguarda. Durante dez anos os irmãos Bragaglia elaboraram o dito, Fotodinamismo Futurista, a decomposição do movimento dentro do campo contínuo de desmaterialização da forma. Anton Giulio Bragagla publicou seu ensaio Fotodinamismo Futurista (1913), que Umberto Boccioni (1882-1916), artista do mesmo grupo, condenou em outro artigo publicado na revista Lacerba. Bragaglia, no seu texto publicado Fotodinamismo futurista (1911), que contém interessantes experiências fotográficas, ele, explicitamente opôs-se a idéia do cinema como a arte do movimento e negou as possibilidades estéticas da dita, Arte Cinematográfica.
 
Outros Futuristas empregaram diferentes métodos na Fotografia: na primeira fase do Fotodinamismo Futurista Umberto Boccioni produziu a fotomontagem Nós, Boccioni, na qual apareceram cinco imagens dele mesmo, visto em perspectivas diversas, perfeitamente integradas como se fôssem pessoas diferentes fotografadas conversando em roda, dispostas em círculo. Todas as imagens eram dele, o jovem Boccioni, visto nas diversas posições à partir da primeira imagem de suas costas, que se encontra em primeiro plano. Essa fotografia inusitada se encontra reproduzida (HULTEN, 1986: 154).


Marinetti tinha consciência do poder de propaganda das imagens fotográficas e distribuiu seus retratos maciçamente para a imprensa de sua época. O grupo dos Futuristas tentou subverter o retrato, produzindo séries de auto-retratos nos quais eles utilizaram gestos e expressões faciais marcantes a fim de externarem toda a extravagância teatralizada de suas personas. Depero foi um dos artistas que provocaram o expectador: o artista realizou para a câmera as primeiras Fotoperformances, desenhando sobre as fotografias e adicionando mensagens, letras e palavras.


Na dita, segunda fase da fotografia Futurista, participaram obras de outros artistas como Tato, o pintor, gravador e fotógrafo Guglielmo Sansoni (1896-1974), que publicou com Marinetti o Manifesto da Fotografia Futurista (1930, v. abaixo). Ivo Pannaggi (1901-1981) e Vinicio Paladini (1902-1971), entre outros, marcaram a ampliação das pesquisas da arte fotográfica incorporando técnicas que produziram a anamorfose das imagens, a sobreimpressão, a Fotomontagem e a figuração posada, entre outras. Pannaggi e Paladini, que eram aviadores e se dedicaram à fotografia aérea, a dita, Aerofotografia; a dupla publicou seu Manifesto da Arte Mecânica Futurista na revista Lacerba (Florença, 20 jan., 1922). Vários fotógrafos seguiram a estética da dita, Arte Mecânica, mais próxima do Surrealismo francês (1924-1966).


Nenhum comentário:

Postar um comentário