quarta-feira, 17 de setembro de 2014

REVISTA VALORI PLASTICI [VALOR PLÁSTICO] (Roma, 1918-1921).

REVISTA VALORI PLASTICI [VALOR PLÁSTICO] (Roma, 1918-1921). A revista Valori Plastici (Roma, 1918-1921), foi publicada por Mário Brolio e R. Melli. Através dessa publicação Brolio se tornou o porta-voz do Grupo da Pintura Metafísica e do Grupo da Escola Romana (ou Escola da Via Cavour; v.). Essa publicação constitui a fonte de importantes documentos do movimento da Pintura Metafisica, liderada por Carlo Carrà e Giorgio de Chirico. A revista foi publicada traduzida para o francês e o alemão, esta distribuida pela Galeria Hans Goltz (Berlim - Munique). Foram colaboradores os artistas Giorgio de Chirico, Carlo Carrà e Alberto Martini, entre outros. A Valori Plastici publicou o texto Zeus, o Explorador (jan., 1918); e o importante artigo Sobre a Arte Metafísica [Sull'arte metafisica], de Giorgio de Chirico; (nos. 04/ 05, abr.– mai., 1919). No mesmo número a revista publicou o artigo O Quadrante do Espírito [Il Quadrante dello Spirito], de Carlo Carrà. O quadro As Aparições Ovais, de Carrà foi capa da Valori Plastici (jan., 1919). A revista publicou outros artigos, de Alberto Savinio e Giorgio Morandi que escreveu sobre o Cubismo, bem como sobre o movimento holandês De Estilo [De Stijl], liderado por Piet Mondrian. Os artigos citados se encontram publicados, traduzidos por Waltensir Dutra (CHIPP, 1996: 452-459). A editora Valori Plastici publicou o livro de Carlo Carrà escrito sobre Georg Schrimpf (1889-1938), pintor da Nova Objetividade (Roma, 1924). Schrimpf conheceu a obra de Carrà através da Galeria Hans Goltz, distribuidora da revista Valori Plastici [Valores Plásticos], publicada em alemão, da qual ele se tornou artista exclusivo (Munique-Berlim, 1918-1921). Schrimpf adotou Carrà como modelo de pintura; suas obras foram permeadas pela influência do italiano, que, por sua vez foram influentes sobre o movimento alemão, pois Schrimpf foi professor da Escola Superior de Decoração de Interiores (Munique, 1927-). Posteriormente G. Schrimpf passou período vivendo na Itália (Roma, 1933-1938). Karl Hubbuch (1891-1979) e Georg Scholz (1890-1945) tornaram-se professores da Escola Estatal de Baden (Karlsruhe,1924-1933), associados ao foi o principal mestre, Wilhelm Schnarrenberger (1892-1966). Esta tríade adotou o estilo de pintura conhecido como do Realismo Mágico, predominante nos artistas da Nova Objetividade (Alemanha, 1925-1933). O artista George Grosz (1893-1959) pintou algumas obras com a influência da fase da Pintura Metafísica italiana, bem como Scholz; obras de Grosz, Hubbuch, Schnarrenberger, Scholz e Wilhelm Heise (1892-1965), entre outros, participaram da principal exposição que nomeou a Nova Objetividade, organizada a convite de Gustav Friedrich Hartlaub (1884-1963), diretor da Kunsthalle (Mannheim, 1925). Obras dos mesmos artistas participaram da mostra internacional Os Independentes [De Anafhangelijken], no Stelelijk Museum (Amsterdã, 1929). REFERÊNCIAS SELECIONADAS: DICIONÁRIO. SCHMIED, W.; WITFORD, F.; ZOLLNER, F. The Prestel Dictionary of Art and Artists in the 20th century. Munich – London - New York: Prestel, 2000. 381p.: il., p. 331, 27.5 x 20 cm. DICIONÁRIO. BREUILLE, J-P. Dictionnaire de la peinture et de sculpture : l'art du XXe siècle. Sous la direction de Jean-Philippe Breuille. Paris: Lib, Larousse, 1991. 777p.: il., retrs., p. 120. (Dictionnaires specialisés). MICHALSKI, S. New Objectivity. Neue Schlichkeit: Painting in Germany in the 1920s – Painting, Graphic Art and Photography in Weimar Germany 1920-1933. Cologne - London - Los Angeles - Madrid - Paris - Tokyo: Taschen, 2003, 220p.; il., color., pp. 22-39, 72-78, 99-106, 212, 214, 217, 218.

Nenhum comentário:

Postar um comentário