sábado, 10 de agosto de 2013


 

CITROEN, Paul (1896-1983).




 
O artista de origem holandesa, nasceu em Berlim e participou do Dadaísmo alemão. Citroen colaborou com várias publicações, na Alemanha e na Holanda, participando com ilustrações, fotomontagens e gravuras tendo como tema a arquitetura das cidades que, nessa época, se modernizavam. Citroen participou da mostra organizada pela Galeria da Tempestade [Der Sturm](Berlim, 1914). Posteriormente o artista inaugurou a sua dita, Central Dadá [Dadazentrale], em Amsterdã (Holanda, 1917), cidade onde se radicou com Erwin Blumenfeld. De volta à Holanda, Citroen tornou-se livreiro; no entanto o artista voltou à Alemanha e participou da Feira Dadá [Dada Messe], realizada na Galeria Otto Burchard (Berlim, 1920).
 



 
Citroen colaborou com o Almanaque Dadá, editado por Richard Huelsenbeck, em Berlim (1920). O artista tornou-se aluno da Bauhaus (Weimar, 1922; v.), quando seu professor foi o revolucionário Johannes Itten. Citroen expôs sua mais famosa fotomontagem Metrópolis (1923, Colagem/ papel, 76,2 x 58,4 cm, na Coleção da Universidade de Leyden, Holanda), na mostra da Bauhaus (1923). O artista viu a cidade moderna como forma de acumulação caótica de prédios, mostrando uma arquitetura desordenada: essa obra se encontra reproduzida (ADES, 1978).





As obras de Citroen foram influenciadas pelo Dadaísmo, principalmente através das Fotomontagens (v. Fotografia: Fotomontagem) de Hannah Höch e de Raoul Hausmann. O artista começou a fotografar para suas obras nessa técnica, logo no início do movimento e depois tornou-se fotógrafo profissional (1925). Quando Citroen voltou a viver na Holanda ele se associou ao fotógrafo Umbo, e fundou sua a sua Nova Escola de Arte Amsterdã [Niewe Kunstschool Amsterdam] (1927), que adotou a filosofia da Bauhaus alemã, onde o artista estudou.





Como fotógrafo profissional, Paul Citroen dedicou-se principalmente ao retrato como o tema mais importante de suas obras; ele retratou personalidades importantes de seu tempo como Thomas Mann, Marc Chagall, Max Ernst e Dora Maar. A primeira mostra individual de Citroen foi em Amsterdã (1932); o artista escreveu alguns textos teóricos sobre arte e o livro Palet (1931). Citroen tornou-se professor da arte na Academia de Haia (1935-1960) e faleceu em Wassenreaar (Holanda, 1983). Obras de Paul Citroen participaram da mostra Dadá Amsterdã [Dada Amsterdam] (Amsterdã, 1974).
 



REFERÊNCIAS SELECIONADAS.

 
ADES, 1978, p. 91.

BREUILLE, 1991, p. 168.

BREUILLE, 1994, pp. 138-139.

 
CATÁLOGO. Paul Citroen. Eindhoven: 1958.

PIERRE, 1983, p. 159.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário