quarta-feira, 7 de agosto de 2013

 
REVISTAS  DADAÍSTAS  INTERNACIONAIS PUBLICADAS NO SÉCULO XX (1916-1949).

As principais revistas Dadaístas (1916-1924) foram: Cabaret Voltaire [Cabaré Voltaire], Dada [Dadá] e Der Zeltweg [Tenda no Caminho] (Zurique, Suíça, 1916-1919). Revistas Dadaístas foram publicadas em outros países como na França e na Áustria (1920-1924): La Pomme des Pins (A Maçã de Alfinetes, Saint-Raphael, França, fev., 1922), editada por Francis Picabia; e, Le Coeur à Barbe (Coração Barbado, abr., 1922), editada por Tristan Tzara; a 391 (Barcelona, Nova York, Zurique e Paris; 1917-1924), lançada internacionalmente por Francis Picabia, editor que patrocinou várias revistas de Tristan Tzara, e que publicou os dois números de Cannibale (Canibal, Paris, 1920); e a revista que foi catálogo de sua última mostra individual, a 491 (Paris, 1949).

Inúmeras publicações vanguardistas foram lançadas na Alemanha, destacando as editadas pela Editora Malik [Malik Verlag] (v.), de um Dadaísmo radical e nihilista, como Neue Jugend (Nova Juventude, 1916–1917), Die Pille [A Pilula], Der Gegner [O Adversário], Die Rosa Brille [A Luneta Rosa], Die Freie Strasse [A Rua Livre]; a Der Blutige Ernst [O Sangue do Ernesto, 1919), editada por George Grosz e Carl Einstein; a Die Pleite (A Bancarrota,1919–1924), editada por George Grosz e Wieland Herzfelde; e a Jederman Sein Eigener Fussball (A cada um seu futebol, 15 fev., 1919), editada com único número por G. Grosz e Franz Jung.

Na cidade de Colônia o grupo de vanguarda liderado por Max Ernst publicou três revistas Dadaístas: a Bulettin D (Buletim D, sendo D = Dadá,1919); Die Shammade [O Camarada] e Der Ventilador (O Ventilador, 1920). Na mesma cidade, o grupo de Franz W. Seiwert herdou o mercado de Ernst depois que ele foi viver no exterior: os artistas publicaram Stupid (Estúpido, 1919), porta-voz do Grupo (Alemão) Estúpido (v.), e, mais tarde, a – z (1929-1933), do Grupo dos Artistas Progressivos [Progressiven Kunstler]. Seiwert também publicou textos e ilustrações na Die Action (A Ação, 1904-1932). Em Hanover, Kurt Schwitters lançou Merz (Mércio = radical da palavra Co-Mércio, em alemão, 1922-1932); a revista Mecano (Leiden, 1922-1923) foi publicada na Holanda por Théo van Doesburg.

O ramo do Dadaísmo norte-americano se formou em torno do fotógrafo vanguardista Alfred Stieglitz, com Man Ray, Marcel Duchamp, Beatrice Wood, Walter Conrad Arensberg e Marius de Zayas. O grupo publicou as revistas The Ridgefield Gazook [A Gazeta de Ridgefield] (Man Ray), New York Dada [Dadá Nova York], Rongwrong [Erroerrado] e TNT (1915-1921).


REFERÊNCIA SELECIONADA:

 
CATÁLOGO. ADES, D. Dada and Surrealism Reviewed. Introduction by David Syilvester and supplementary essay by Elizabetn Cowling. London: the Authors and the Art Council of Great Britain, Hayward Galleries, 1978. 475p.: il., pp. 42-43, 103-110, 159.

Nenhum comentário:

Postar um comentário