segunda-feira, 18 de novembro de 2013

BIOGRAFIA: CAMPIGLI, Mássimo (1895-1971).

 


 


BIOGRAFIA: CAMPIGLI, Massimo (1895-1971).

 
 


O artista italiano nasceu em Florença (Itália) e morreu em Saint Tropez (França). Campigli viveu em Milão (1907-) e se associou aos círculos vanguardistas que se formaram em torno da revista Litteratura. Na década de 1920, Campigli pintou suas primeiras obras com influência do Grupo (Fancês) do Espírito Novo [L'Esprit Nouveau], liderado por Le Corbusier (1887-1965) e Amedée Ozenfant (1886-1966); e do Cubismo de Pablo Picasso (1881-1972) e Fernand Léger (1881-1955). Logo depois a obra de Campigli foi influenciada pela arte etrusca das estátuas que ele descobriu na Vila Giulia (Roma). O artista modificou suas obras e passou a pintar composições assimétricas, dominadas por mulheres ocupadas nas suas tarefas cotidianas, que adquiriram acabamento rudimentar, primitivo e texturizado, nas obras inspiradas nos antigos Afrescos italianos.

 
 

Campigli se associou ao grupo dos artistas, cenógrafos, escritores e poetas Futuristas; ele participou da performance realizada no Teatro dos Independentes Experimentais [Teatro degli Independenti Sperimentali], de Anton Giulio Bragaglia (Milão, 1921-). Participaram dessa ação performática Filippo De Pisis (1896-1956), Ubaldo Oppi (1889-1942), Enrico Prampolini (1894-1956), Ottone Rosai (1895-1957), Carlo Sócrate (1889-1967) e Sciltian (1900-1985): a música da performance foi Ao Modo do Tango, do compositor Futurista Alfredo Casella (1883-1947).


 
Campigli participou do Grupo do Novecento Italiano (v.). Pinturas de Campigli participaram da exposição Novecento Sudamericano, Relações Artísticas entre Itália, Argentina, Brasil, Uruguai, realizada com a curadoria de Tadeu Chiarelli na Pinacoteca do Estado de São Paulo (31 ago. – 05 out., 2003). Na valiosa coleção de livros raros do mecenas Francisco Matarazzo Sobrinho (1898-1977), Ciccillo, fundador da Bienal de São Paulo, se encontrava a edição exclusiva dos poemas de Verlaine ilustrados com gravuras originais de Massimo Campigli, autografadas pelo autor, raríssima edição doada por Ciccillo Matarazzo e incorporada à biblioteca da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA/USP), entre outros livros e catálogos de exposições raros. A parte do acervo de Ciccillo doada a seu amigo e advogado Benedito José Soares de Mello Patti (1924-2013), conselheiro vitalício da Bienal de São Paulo, foi vendida por seus herdeiros ao empresário cearense Airton Queiroz e os seus 2.949 volumes ocuparão grande parte das novas dependências da Fundação Edson Queiroz na Universidade de Fortaleza. Há entre as raridades livros com gravuras originais de Campigli, artista muito apreciado por Ciccillo Matarazzo que adquiriu muitas obras dele doadas ao Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP).


 
 
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:

 
 
ARTIGO. GONÇALVES FILHO. A. Coleção do Mecenas. Patrimônio Mercado. São Paulo: O Estado de São Paulo, Caderno 2, C9, sábado, 16 de nov., 2013.



CATÁLOGO GERAL. II Bienal do Museu de Arte Moderna. São Paulo: EDIAM, 1a ed., dez., 1953, pp. 225-226


 
DICIONÁRIO. BREUILLE, J-P. Dictionnaire de la peinture et de sculpture : l'art du XXe siècle. Sous la direction de Jean-PhilippeBreuille. Paris: Lib, Larousse, 1991. 777p.: il., retrs., p. 110 (Dictionnaires specialisés).

 

DICIONÁRIO. DUROZOI, G. Dictionaire de l'art moderne et contemporain. Sous la direction de Gérard Durozoi. Paris: Fernand Hazam, 1992. 676p.: Il, pp. 425-426.



ENSAIO. CHIARELLI, T. O Tempo em Suspensão: Presença/ Ressonâncias da Pintura Metafísica e do Novecento Italiano na Arte de Argentina, Brasil e Uruguai. Apud CATÁLOGO. Novecento Sudamericano. Relações Artísticas entre Itália, Argentina, Brasil e Uruguai. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2003, pp.07-12.



ENSAIO. GINANNESCHI, E. O enigma de uma viagem na arte do século XX. Apud CATÁLOGO. Novecento Sudamericano. Relações Artísticas entre Itália, Argentina, Brasil e Uruguai. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2003, pp. 18-20.



ENSAIO. WECHSLER, D. De uma Estática do Silêncio a uma Silenciosa Declamação: Encontros e apropriações de uma Tradição nas Metrópolis do Rio da Prata. Apud CATÁLOGO. Novecento Sudamericano. Relações Artísticas entre Itália, Argentina, Brasil e Uruguai. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2003, pp. 13-16.

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