terça-feira, 18 de março de 2014

BIOGRAFIA: FILLIA, Luigi Colombo (1904-1936).





BIOGRAFIA: FILLIA, Luigi Colombo (1904-1936).




Nasceu em Revello e morreu em Turim; o artista foi escritor, editor, pintor e ativista político futurista italiano. Ainda muito jovem Fillia fundou o movimento futurista de Turim, juntamente com T. A. Brasci e Leonardo Dudreville (1887-1976). Fillia foi muito amigo de Giacomo Balla (1871-1958) e Enrico Prampolini (1894-1956), artistas destacados no Futurismo.


Fillia tornou-se editor e lançou várias publicações de qualidade, revistas como Futurismo (1924); Vetrina Futurista [Vitrine Futurista] (1927); La Città Futurista [A Cidade Futurista] (1929-), que publicou alguns manifestos, assinados por Ugo Pozzo (1900-1981) e Prampolini; La Cittá Nuova [A Cidade Nova] (1932-1934). Pozzo, amigo e colaborador de Fillia, trabalhou na composição gráfica de outra das revistas vanguardistas que Fillia editou, a Stile Futurista [Estilo Futurista] (1935).

 
Fillia assinou vários manifestos:




1. Manifesto da Culinária futurista,
foi assinado por F. T. Marinetti e Fillia (Milão, 28 dez., 1930).




 
2. Manifesto da Arte Sagrada Futurista,
foi assinado por F. T. Marinetti e Fillia (1932).




3. Manifesto da Cenografia Futurista,
foi lançado por Fillia (Luigi Colombo) e Enrico Prampolini, quando definiu os princípios da teoria cenográfica teatral Futurista.





4. Aeropintura: Perspectivas do Voo,
assinado por Benedetta Marinetti, Fortunato Depero, Gerardo Dottori, Fillia (Luigi Colombo), F. T. Marinetti, Enrico Prampolini, Mino Somenzi e Tato (Guglielmo Sansoni).




5. Manifesto da Construção Absoluta de Motores Ruidosos,

lançado por Fillia (Luigi Colombo) e Enrico Prampolini, voltado para carros e veículos com motor em movimento.



Na pintura, as obras de Fillia seguiram várias vertentes comuns a alguns futuristas, com representações mecânicas com influência de Prampolini; algumas obras, que expressaram valores espirituais e estados psíquicos, receberam as influencias de Giacomo Balla (1871-1938) e Umberto Boccioni (1882-1916), como Feminilidade (1928). Algumas obras apresentaram registros espirituais associados ao cosmos, como a Espiritualidade Aérea ou Espiritualidade do Aviador. Obras de Fillia participaram de várias mostras coletivas futuristas, organizadas nacionalmente; a partir da década de 1960, suas obras participaram das mesmas mostras póstumas que as obras de Dudreville. Fillia faleceu muito jovem, sem poder desenvolver a sua obra da maturidade (1936); Fillia morreu ainda muito jovem, sem poder desenvolver a sua obra da maturidade; no entanto, pinturas de Fillia pertencem aos acervos de museus em Roma, Veneza e Turim, entre outros.




REFERÊNCIAS SELECIONADAS:



CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L; CAUMONT, J; CELANT, G; COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE MARIA, L.; DI MILLIA, G.; FABRIS, A.; FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.; GREGOTTI, V.; LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.; MENNA, F.; ÁCINI, P.; RONDOLINO, G; RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.; SILK, G.; SMEJKAI, F.; STRADA, V.; VERDONE, M.; ZADORA, S. Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs., p. 476.

 




PIERRE, J. El futurismo y el dadaísmo. Madrid: Aguilar, 1968, p. 168.

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