sábado, 29 de março de 2014

BIOGRAFIA: PANNAGGI, Ivo (1901-1981).



 
BIOGRAFIA: PANNAGGI, Ivo (1901-1981).
 
 
O arquiteto, pintor e escritor nasceu e morreu em Macerata (Itália). Pannagi estudou Arquitetura (Roma e Florença): ele começou a pintar depois da I Guerra Mundial (1914-1918). Pannagi se associou ao grupo Futurista italiano junto com o também Arquiteto e Artista Plástico Vinicio Paladini (1902-1971); ambos participaram das mostras coletivas do grupo até o final da década de 1920.



Nas obras Futuristas de Pannaggi destacaram-se três períodos distintos: (1919-1922; 1922-1925; 1925-1926). No primeiro, suas obras estiveram mais associadas à estética do dito, Dinamismo Plástico Futurista; no segundo, foram associadas ao Construtivismo russo com influência das obras de El Lissitsky (v. biografia no meu Blog:<http://arterussaesovietica.blogspot.com>), como da fórmula Futurista da dita, Abstração Mecânica; e, no terceiro período, foram dedicadas completamente às máquinas, quando Pannaggi se associou ao grupo romano mais ativo dos Futuristas, que se reunia na cave do Palazzo Tittoni, onde os artistas fundaram o Teatro dos Independentes Experimentais [Teatro degli Independenti Sperimentali]. No mesmo ano Pannaggi e Paladini criaram sua obra teatral Dança Mecânica Futurista [Ballo meccanico Futurista], que estreou no teatro da revista Cronache d'Atualittá [Crônica da Atualidade], pertencente a A.G. Bragaglia (02 jun., 1922). A obra apresentou a oposição entre as figuras do boneco mecânico, criado por Pannaggi, com figurino de influência Construtivista e Cubista, lembrando os figurinos de P. Picasso para Parade (1917); e o personagem humano, vestido com costumes Futuristas, criado por Paladini. Essa peça teatral apresentou como fundo sonoro o ruído produzido pelo ronco de duas motocicletas. Os desenhos dos costumes dos personagens citados, se encontram publicados (HULTEN, 1986).




Pannaggi trabalhou como arquiteto de interiores e projetou a decoração bem como o mobiliário Futurista da Casa Zampini (Esanotoglia, Matelica). Pannagi criou quatro ambientes diversos, com a finalidade de refletir uma psicologia diferente, destinada a cada função (1925-1926). Pannagi idealizou, desenhou e realizou a cenografia e figurinos para a pantomima A Torre Vermelha [La Torre Rossa] (1923-1924), de Guido S. Picenardi; ele foi o cenógrafo para Pierrot Fumiste (1925), peça de Jules Laforge, encenada com o cenário aproveitado do primeiro ato da peça O Prisioneiro da Baia [I prigioneri di Baia], de F. T. Marinetti (1925). Pannaggi desenvolveu costumes de inspiração mecânica para Raun (1926-1927) e para A Angústia da Máquina [L'Angoscia delle macchine], ambas peças de autoria de Ruggero Vasari (1927). Inspirado nas sombras projetadas pela Lanterna Mágica, Pannaggi aproveitou a idéia e criou cenografia original com outra lanterna similar, que adaptou, e projetou sombras gigantescas no interior do teatro.

 
Durante curto período o arquiteto foi viver na Alemanha, onde escreveu artigos sobre Arte e Arquitetura para inúmeras publicações italianas, como La Casa Bella, Domus, Quadrante, L'Architettura Italiana, Ottobre, L'Impero, L'Ambrosiano, entre vários outros jornais e revistas. Na década de 1930 Pannaggi se associou a Sociedade Anônima de Katherine Dreier, Marcel Duchamp e Man Ray (Nova York;v. no meu Blog:
<http://arteamericanandevanguarda.blogspot.com>).
Pannaggi criou obras nas Artes Gráficas usando técnicas de Fotomontagem, Colagem e Arte Postal (1920-1926), quando empregou princípios Construtivistas. HULTEN (1986) publicou a foto de Pannaggi, tendo ao fundo elementos de estudo para a realização do filme Arquitetura Mecânica, que Pannaggi não conseguiu realizar.



REFERÊNCIAS SELECIONADAS:





CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L; CAUMONT, J; CELANT, G; COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE MARIA, L.; DI MILLIA, G.; FABRIS, A.; FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.; GREGOTTI, V.; LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.; MENNA, F.; ÁCINI, P.; RONDOLINO, G; RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.; SILK, G.; SMEJKAI, F.; STRADA, V.; VERDONE, M.; ZADORA, S. Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs., pp. 533-534.
 

DICIONÁRIO. DUROZOI, G. Dictionaire de l'art moderne et contemporain. Sous la direction de Gérard Durozoi. Paris: Fernand Hazam, 1992. 676p.: Il, p. 115.
 

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