sexta-feira, 21 de março de 2014

LACERBA.



 

LACERBA.


O mesmo grupo que publicou a revista La Voce (Florença, 1908-1916), cujo principal mentor foi Ardengo Soffici, se organizou para lançar a outra revista italiana de vanguarda, publicada por 22 numeros: Lacerba (Florença, 10 jan., 1913-1915). O grupo editorial entrou em acordo com os escritores e artistas plásticos italianos mais conhecidos, que se reuniram em torno da filosofia de Benedetto Croce (1866-1952), de rejeição ao passado, o dito, Passadismo, que desejava quebrar o vínculo histórico sucessório dos movimentos na arte. A publicação foi fundada pelos escritores e intelectuais italianos Giovani Papini (1881-1966), Ardengo Soffici (1879-1964) e Aldo Palazzeschi (Aldo Giurliani, 1885-1974).

 
Desde que lançou seu primeiro número, a revista apoiou os artistas e escritores Futuristas italianos, até a sua ruptura com o grupo provocada pela publicação do artigo de Papini, Futurismo e Marinettismo (14 fev., 1915). Papini foi um dos grandes colaboradores da revista, animador incansável da publicação, escritor inventivo que abordou os mais diversos temas com desenfreado vigor e admirável sinceridade; mais tarde, esse escritor, que se converteu ao catolicismo, deixou extensa obra literária de inquestionável qualidade, que Mário de Andrade admirava. Pallazzeschi foi pacifista, contrário à I Guerra Mundial: ele não se associou ao Fascismo do Grupo do Futurismo, que abandonou.


Foram vários os colaboradores de Lacerba, como o pintor Ottone Rosai (1895-1947) e o poeta Auro D’Alba (Umberto Bottone, 1888-1965), que assinou com Marinetti o Manifesto dos Autores Italianos (1911). D’Alba publicou vários de seus poemas na revista (maio, 1913), sendo que suas poesias foram republicadas na Coleção Bayonette (Milão: ed. Poesia, 1915). D’Alba também publicou dois artigos na revista: O Puro Lirismo na Sensibilidade Futurista [Il puro lirismo na sensibilitá Futurista] (mar., 1914) e A Temática na Poesia [Il sogetto in poesia] (jun., 1914).



Carlo Dalmazzo Carrà (1881-1966) publicou vários de seus artigos na revista, sendo o mais importante Planos Plásticos como Expansão Esférica no Epaço; outro foi Pintura Passada = Ilustração, Pintura Futurista = Pintura [Pittura passada = ilustrazionismo, Pittura Futurista=Pittura], ambos publicados na mesma edição de Lacerba (15 out., 1913), além do artigo Deformação Dinâmica (15 fev., 1914).



O intelectual Guillaume Apollinaire (1880-1918), foi um dos colaboradores da revista; nela ele publicou o ensaio L'Antitradition Futuriste [A Antitradição Futurista]. O grupo dos Futuristas imprimiu o artigo em volante bilíngue, francês e italiano, que circulou entre as vanguardas dos dois países, França e Itália (1913). Independentemente das polêmicas que provocou, Lacerba se inclui entre as mais destacadas revistas das vanguardas européias. A publicação foi grande divulgadora da arte contemporânea, apresentando como seus colaboradores vários pintores Futuristas, como Umberto Boccioni, Luigi Russolo, Gino Severini e Carlo Carrà (v., Futurismo).


A revista Lacerba foi imortalizada quando citada textualmente na pintura Cubista de Pablo Picasso, Natureza-Morta com Lacerba. (Catalogue Raisonée de Picasso, obra n. 655, crayon - colagem, 72 cm x 58,5 cm, Zervos II 2. 461). O quadro, hoje no acervo da Fundação Guggenheim (Veneza, Itália), foi pintado por Picasso no inverno parisiense (1913-1914).



 

REFERÊNCIAS SELECIONADAS:



 

CATÁLOGO. ADES, D. Dada and Surrealism Reviewed. Introduction by David Syilvester and supplementary essay by Elizabetn Cowling. London: the Authors and the Art Council of Great Britain, Hayward Galleries, 1978. 475p.: il.,
p. 28.

 

CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L; CAUMONT, J; CELANT, G; COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE MARIA, L.; DI MILLIA, G.; FABRIS, A.; FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.; GREGOTTI, V.; LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.; MENNA, F.; ÁCINI, P.; RONDOLINO, G; RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.; SILK, G.; SMEJKAI, F.; STRADA, V.; VERDONE, M.; ZADORA, S. Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs., pp.
459, 510.
 

 

PIERRE, José. El futurismo y el dadaismo. Madrid: Aguilar, 1968, p. 177.
 

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