sábado, 5 de abril de 2014

BIOGRAFIA: PALADINI, Vinício (1902-1971).

 
BIOGRAFIA: PALADINI, Vinício (1902-1971).

 
O artista plástico multimídia, cineasta, jornalista e escritor, nasceu em Moscou (Rússia) e faleceu em Roma (Itália). Paladini estudou Arquitetura; foi como autodidata que ele trabalhou no jornalismo e nas Artes Plásticas. O artista, que foi viver na Itália de seus ancestrais, se associou ao arquiteto, artista plástico, cenógrafo e escritor Ivo Pannagi (v. biografia abaixo). 

A dupla assinou em conjunto textos do Futurismo italiano, como o Manifesto da Arte Futurista Mecânica, publicado na revista Lacerba (Florença, 20 jan., 1922). A revista Lacerba foi a mais destacada das publicações das vanguardas italianas. O texto do documento serviu de base para outro manifesto homônimo, assinado em conjunto com Enrico Prampolini (out., 1922).

          
Vinício Paladini trabalhou para o Teatro dos Independentes Experimentais [Teatro degli Independenti Sperimentali], criado por Anton Giulio Bragaglia (1890-1960), que reuniu os Futuristas em torno do espaço cultural aberto na cave do Palazzo Tittoni (Roma, 1918). Paladini participou de vários eventos teatrais Futuristas, além das mostras de artes plásticas; ele escreveu artigos que foram publicados nas revistas Vanguard [A Vanguarda] (1922) e Pagine Rosse [PáginaVermelha] (1923). A dupla, formada por Ivo Pannagi e Vinício Paladini, idealizou a peça teatral Dança Mecânica Futurista [Ballo meccanico Futurista] (1922), encenada no Círculo delle Cronache d'Atualittá (Roma, 02 jun., 1923), pertencente à revista Cronache d'Atualittá [Crônica da Atualidade], de A. G. Bragaglia. Paladini desenvolveu o cenário e parte dos figurinos para personagem humano, vestido com costumes Futuristas; e Pannagi criou parte do cenário e o figurino do personagem mecânico, com influência do movimento Cubista e Construtivista, inspirado nos figurinos de P. Picasso para Parade (Paris, 1917). A ação teatral apresentou como fundo sonoro o ruído produzido pelo ronco de duas motocicletas; os desenhos dos costumes dos personagens citados se encontram publicados (HULTEN, 1986).
 
 
Paladini desenvolveu nas suas obras pictóricas estilo pessoal, no qual combinou a influência das formas Cubistas com a dinâmica das cores Futuristas, nas obras que apresentaram técnicas de vanguarda como a Colagem [Collage]. Paladini estreou com a produção do filme experimental Luna-Park Traumático (1927): ele foi um dos primeiros jornalistas na Europa e o primeiro na Itália a divulgar o movimento do Construtivismo russo, quando publicou o livro Arte na Rússia dos Soviéticos [Arte nella Russia dei Soviets] (Roma, 1925). Paladini também organizou o Grupo Imaginista Romano [Immaginista Romano] (1929).
           
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:



DICIONÁRIO. DUROZOI, G. Dictionaire de l'art moderne et contemporain. Sous la direction de Gérard Durozoi. Paris: Fernand Hazam, 1992. 676p.: Il, p. 115.

 
 
 

CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L; CAUMONT, J; CELANT, G; COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE MARIA, L.; DI MILLIA, G.; FABRIS, A.; FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.; GREGOTTI, V.; LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.; MENNA, F.; ÁCINI, P.; RONDOLINO, G; RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.; SILK, G.; SMEJKAI, F.; STRADA, V.; VERDONE, M.; ZADORA, S. Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs., p. 532.


 



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