quarta-feira, 16 de abril de 2014

GRUPO (ITALIANO DA) PINTURA METAFÍSICA [PITTURA METAFISICA] (Ferrara, Roma, Turim, Roma - Paris: 1916-1922).


 
GRUPO (ITALIANO DA) PINTURA METAFÍSICA [PITTURA METAFISICA] (Ferrara, Roma, Turim, Roma - Paris: 1916-1922).


Destaques: CARRÀ, Carlo, Giorgio DE CHIRICO e Giorgio MORANDI.



O movimento da Pintura Metafísica nasceu quando Giorgio De Chirico(1888-1978) e Carlo Carrà (1881-1966) foram vizinhos de leito hospitalar no decorrer da I Guerra Mundial (Ferrara, 1916). Foi nesse período que os artistas estabeleceram as premissas que nortearam o movimento que ambos lideraram, lançado internacionalmente logo depois do término da guerra (Roma - Paris, 1918-1922). Participaram do grupo da Pintura Metafísica o filósofo Mássimo Bontempelli (1878-1960), os artistas Carlo Carrà, Corrado Cagli (1910-1976), Felice Casorati (1883-1963), Giorgio De Chirico e seu imão, Alberto Savínio (Alberto Andrea de Chirico, 1891-1952), Arturo Martini (1889-1947) e Giorgio Morandi (1890-1964), entre outros.


O Grupo (Italiano) da Pintura Metafísica formou-se em torno de Mário Brolio, que publicava a revista Valori Plastici [Valores Plásticos], (1918-1922; v.). A estética da dita, Metafísica foi promovida por G. De Chirico, que publicou seu artigo Sobre a Arte Metafísica [Sull'arte metafisica] na Valori Plastici (nos. 04/ 05, 1919). Outros artigos foram publicados na mesma revista, de autoria de Carlo Carrà, Alberto Savínio e Giorgio Morandi. A Pintura Metafísica se tornou influente internacionalmente, através da publicação dessa revista, Valori Plastici [Valores Plásticos], traduzida na Alemanha e distribuída através da Galeria Hans Goltz (Munique).


A estética italiana da Pintura Metafísica influenciou vários pintores que aderiram ao Grupo (Alemão da) Nova Objetividade: Berlim, Colônia, Dresden, Düsseldorf, Hanover, Karlsruhe, Munique e República de Weimar (1925-1933). A temática dos artistas radicados em Berlim, Munique e Karlsruhe, incluiu referências à arquitetura fantástica e inabitável, com a influência vinda diretamente da vanguarda italiana, principalmente nas obras de Carlo Carrà e de Giorgio de Chirico. Maior destaque foi para os artistas radicados em Munique, com a influencia italiana marcando especialmente o estilo e a luminosidade das pinturas de Alexander Kanoldt (1881-1939), Walter Shulz-Matan (1889-1965) e George Schrimpf (1889-1938), professores da Academia de Arte de Munique.

 
Posteriormente o ítalo-argentino Emilio Pettorutti (1892-1970), que passou temporada de estudos na Itália (Roma, 1932-), foi o artista que influenciou o dito, Novecento Sul-Americano (Buenos Aires, 1919-1939; v.), Foi Pettorutti quem carregou na obra a influência da Pintura Metafísica italiana para seu país natal, onde, durante décadas, divulgou a estética dessa vanguarda européia para várias gerações de artistas argentinos que foram seus alunos (1924-1954).O Grupo da Pintura Metafisica encerrou suas atividades quando seus artistas abandonaram essa estética. Muitos, inclusive G. de Chirico, adotaram novamente o modelo clássico, Figurativo, pregado pela ditadura fascista desde o começo da década de 1920 (v. Grupo do Novecento italiano).
 

REFERÊNCIAS SELECIONADAS:

 

ENSAIO. CHIARELLI, T. O Tempo em Suspensão: Presença/ Ressonâncias da Pintura Metafísica e do Novecento Italiano na Arte de Argentina, Brasil e Uruguai. Apud CATÁLOGO. Novecento Sudamericano. Relações Artísticas entre Itália, Argentina, Brasil e Uruguai. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2003, pp.07-12.
 
 

INTERNET. Adriana Bisi Fabbri. From Wikipedia, the free encyclopedia. This page was last modified on 2 April 2014 at 23:29. Retrieved in: <http://en.wikipedia.org/wiki/Adriana_Bisi_Fabbri>Acessed in April 12, 2014.



 

INTERNET. Arturo Martini. From Wikipedia, the free encyclopedia. This page was last modified on 28 July 2013 at 12:18.Retrieved in: <http://en.wikipedia.org/wiki/Arturo_Martini> Acessed in April 12, 2014.

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