terça-feira, 7 de maio de 2013










 
HISTÓRIA DAS PERFORMANCESNO SÉCULO XX.

 
EVENTO AUTOR(ES) (MÚSICO) DATA - LOCAL – CIDADE


 


Rei Bombance, Felipo T. Marinetti 1909, Théâtre de l’Oeuvre, Paris

Bonecas Elétricas, Felipo T. Marinetti 1909, Teatro Alfieri, Turim

Noite Futurista, Marinetti e Cangiullo 1910, Teatro Rosetti,Trieste

Noite Futurista Marinetti e poetas 1910, Teatro Chiarella, Milão

Noite Futurista Marinetti, Armando Mazza 1911, no teatro, em Turim

Grande Noite Futurista, Paolo Buzzi, Palazzeschi, Folgore, Pratella,

Soffici, Marinetti, 1913, Teatro Costanzi, Roma

A Arte do Ruído, Francesco Balila Pratella 1913, Teatro Costanzi Roma

A Arte do Ruído, Francesco Balila Pratella 1913, Villa Rosa, Roma

Palavras em Liberdade, Marinetti, G. Balla 1914, Galeria Sprovieri, em Roma

Palavras em Liberdade, Marinetti, Cangiullo 1914, Galeria Sprovieri, em Roma

Piedigrotta, Marinetti, Cangiullo 1914, Doré Galleries, em Londres

Concerto Futurista, Luigi Russolo 1914, Teatro dal Verme, Milão

Concerto Futurista, Luigi Russolo 1914, no teatro, em Londres

Máquina de Escrever, Balla, Virgilio Marcchi 1914, no teatro, em Roma

O Beijo, Síntese Teatral; F. T. Marinetti 1915, teatro, em Roma

Fogos de Artificio, Giacomo Balla (Igor Stravinsky) 1917, no T. Costanzi, em Roma

Dança Plástica, Gilbert Clavel, F. Depero 1918, Palazzo Odescalchi, Florença

O Nascimento, Mario Scaparro

Teatro da Surpresa, Marinetti, Cangiullo e Trupe Rodolfo de Angelis 1921, Teatro Mercadante, em Nápoles

Teatro da Surpresa, Marinetti, Cangiullo e Trupe Rodolfo de Angelis 1921, Teatro Mercadante, em Nápoles

Novo Teatro Futurista, Trupe Rodolfo De Angelis 1924, excursão na Itália

Máquina do 3000, F. Depero e F. Casavola 1924, excursão na Itália

O Mercador de Corações, E. Prampolini e Casavola 1927
 

FUTURISMO (INTERNACIONAL) (Milão, Paris, Roma, Turim, Veneza, entre outras cidades, 1909-1944).

 


No começo do século XX eclodiram movimentos Anarquistas e Marxistas. Os Futuristas, cujos participantes pertenciam à burguesia da época, apresentaram projeto político combativo e nacionalista, patriótico e expansionista, que saiu em defesa da I Guerra Mundial com o objetivo de fortificar a empobrecida Itália. Alguns historiadores classificam o Futurismo em Primeiro e Segundo Futurismo, tentando disfarçar o fato de que o movimento se beneficiou de sua associação ao ditador Benito Mussolini, e consequentemente ao Fascismo italiano (1922-1944).O mentor do Futurismo italiano, Felipo Tommaso Marinetti (1876-1944), que foi colega de Mussolini no colégio, lançou seu movimento na Itália (Milão) e no Brasil (Salvador, 1909); na França (Paris, 1910), e em outros países. O Futurismo Marinettiano foi sustentado a partir do fato que seu mentor se tornou milionário por herança, e pôde se dar ao luxo de patrocinar o movimento, encomendar obras aos artistas, alugar teatros para a realização de eventos de Declamação de Poesias, entre outras manifestações que foram se tornando mais e mais radicais, apresentando sempre ações performáticas. 


 
 
Marinetti reuniu em torno de sua pessoa grupo multidisciplinar de convidados, escritores e poetas; e, posteriormente, vários artistas plásticos, fotógrafos e músicos. Participaram do Futurismo Giacomo Balla (1871-1958), Anton Giulio Bragaglia (1890-1960) e seus irmãos, Arturo Bragaglia (1892-1962) e Carlo Ludovico Bragaglia (1894-1998); Umberto Boccioni (1882-1916), Anselmo Bucci (1887-1955), Carlo Carrà (1881-1966), Massimo Campigli (1895-1971), Fortunato Depero (1880-1954), Filippo De Pisis (1896-1956), Leonardo Dudreville (1885-1976), Arnaldo Gina (Conde Arnaldo Ginanni Corradini, 1890-11982), Giorgio Morandi (1890-1964), Enrico Prampolini (1894-1956), Ottone Rosai (1895-1957), Luigi Russolo (1885-1947), Medardo Rosso (1858-1928), Gino Severini (1883-1966), Carlo Socrate (1889-1967) e Ardengo Soffici (1879-1964), entre outros.

 
Foram arquitetos Futuristas Nikolay Diulgheroff (1901-1982), Mário Chiatonne (1891-1957), Virgilio Marchi (1895-1960), Antonio Sant’ Elia (1888-1916) e Alberto Sartoris (1901-1998).Foram autores Futuristas, escritores, poetas e teatrólogos, alguns igualmente jornalistas e artistas plásticos, Paolo Buzzi (1874-1956), Ricciotto Canudo (1877-1923), Mário Carli (1888-1935), Primo Conti (1900-1988), Remo Chiti (1891-1971), Enrico Cavacchioli (1885-1954), Bruno Corra (Conde Bruno Ginanni Corradini, 1892-1976), Fillia (Luigi Colombo, 1904-1936), Arnaldo Gina (Conde Arnaldo Ginanni Corradini, 1890-1982), Luciano Folgore (Omero Vecchi, 1888-1966), Francesco Cangiullo (1884-1977), Pino Masnata (1901-1968), Aldo Palazzeschi (Aldo Giurliani, 1885-1974); o pintor, poeta crítico de arte Gerardo Dottori (1884-1977): o crítico de arte Francesco Arcangelli (1884-1977): e do grupo da dita, Scapigliatura Lombarda, Gian Pietro Lucini (1867-1914), entre outros.
 

Foram cineastas Futuristas Marinetti (1876-1944), Remo Chiti (1891-1971), Bruno Corra (Conde Bruno Ginanni Corradini, 1892-1976), Arnaldo Gina (Conde Arnaldo Ginanni Corradini, 1890-1982) e Emilio Settimeli (1891-1954).

 

Foram músicos Futuristas Franco Casavola (1891-1955), Alfredo Casella (1883-1947), Francesco Balila Pratella (1880-1955), Silvio Mix (1900-1927), Ugo Piatti (1880-1953) e Luigi Russolo (1885-1947).
 

Participaram das performances do Futurismo Giacomo Balla (1871-1958), Paolo Buzzi (1874-1956), Anton Giulio Bragaglia (1890-1960), Arturo Bragaglia (1892-1962), Carlo Ludovico Bragaglia (1894-1998), Mássimo Campigli (1895-1971), Francesco Cangiullo (1884-1977), Carlo Carrà (1881-1966), Enrico Cavacchiolli (1885-1954), Remo Chitti (1891-1971), Filippo De Pisis (1896-1956), Fortunato Depero (1892-1960), Gerardo Dottori (1894-1977), Luciano Folgore (Omero Vecchi, 1888-1966), Benedetta Cappa Marinetti (1897-1977), Filippo Tommaso Marinetti (1876-1944), Virgilio Marchi (1895-1960), Armando Mazza, Ubaldo Oppi (1889-1942), Giovanni Papini (1881-1966), Vinício Paladini (1902-1971), Ivo Panaggi (1901-1981), Aldo Palazzeschi (Aldo Giurliani, 1895-1974), Enrico Prampolini (1894-1956), Gaetano Previatti (1852-1920), Giuseppe Prezzolini (1882-1982), Mario Scaparo, Ardengo Soffici (1879-1964), Carlo Socrate (ou Socrates, 1889-1967), Ottone Rosai (1895-1957), Gregorio Sciltian (1900-1985); e os músicos Franco Casavola (1891-1955), Alfredo Casela (1883-1947), Silvio Mix (1990-1927), Francesco Balilla Pratella (1880-1955) e Luigi Russolo (1885-1947); entre outros.
  
 
 

As pesquisas do cientista francês Étienne-Jules Marey (1830-1904) se tornaram a base das primeiras obras pictóricas do movimento do Cubismo francês (v.) e do Futurismo italiano (v. Fotografia: Cronofotografia do Movimento Humano). Foi notável a influência de Marey nas pinturas iniciais de Giacomo Balla, expressa nas obras Cão andando na coleira, Mão de Violinista e Menina correndo em um Balcão (1912, óleo/ tela, 125 cm x 125 cm, no acervo da Galeria Cívica de Arte Moderna, Milão).



 
A mostra comemorativa do centenário de lançamento do Manifesto de F. T. Marinetti no Le Figaro (Paris, 20 fev., 1909), foi Obras-primas do Futurismo na Coleção Paggy Guggenheim [Masterpieces of Futurism at the Peggy Guggenheim Collection], curada por Philip Rylands (Veneza, 19 fev.- 31 dez., 2009).


REFERÊNCIAS SELECIONADAS PARA O FUTURISMO:


CATÁLOGO GERAL. MILLIET, S.; PFEIFER, W.. II Bienal do Museu de Arte Moderna.. São Paulo: EDIAM, 1ª ed., dez., 1953. 1953, pp. 445, 446, 455, 481, 493, 501-502, 543, 544, 558. 568, 574.

 
CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L;. CAUMONT, J;.CELANT, G;. COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE; MARIA, L. DE; DI MILLIA, G.;FABRIS, A.;FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.;GREGOTTI, V.;LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.;MENNA, F.; ÁCINI, P.;RONDOLINO, G;. RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.;SILK, G.; SMEJKAI, F.;STRADA, V.;VERDONE, M.;ZADORA, S. Futurism and Futurisms.New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs., pp. 15-609.


CORK, R.; BRETTE, A. Formulation d' un groupe rebelle à l' Exposition d' Octobre 1913. Traduction de Thérèse Fossatti. Apud: CATÁLOGO..CORK, R.; ELIOT, T. S.; KENNER, H.; LEMAIRE, G-G.; LEWIS, W.; McLUHAN, M.; POUND, E.; RODITI, É.; WEST, R. Windham Lewis et le Vorticisme. Paris: Cahiers Pour un Temps, Centre Georges Pompidou, Pandora Ed., 1982, pp. 122-147.

 

DICIONÁRIO. BREUILLE, J-P. Le Dictionaire mondial de la photographie, la photographie des origines a nos jours. Paris: Larousse, 1994.

 

DICIONÁRIO. CHAMBERS. Biographical Dictionary. London: Melanie Parry Ed., Chambers - Hanap, 1997, p. 333.

 

DICIONÁRIO. DUROZOI, G. Dictionaire de l'art moderne et contemporain. Sous la direction de Gérard Durozoi. Paris: Fernand Hazam, 1992. 676p.: il., pp. 468, 510-511.

 

ENSAIO. BRETTE, A. Formulation d' un groupe rebelle à l' Exposition d' Octobre 1913. Traduction de Thérèze Fossatti.
Apud CATÁLOGO. CORK, R.; ELIOT, T. S.; KENNER, H.; LEMAIRE, G-G.; LEWIS, W.; McLUHAN, M.; POUND, E.; RODITI, É.; WEST, R. Windham Lewis et le Vorticisme. Paris: Centre Georges Pompidou, Pandora Ed., 1982, pp. 122-147. (Cahiers Pour un Temps).



ENSAIO. GINANNESCHI, E. O enigma de uma viagem na arte do século XX.
Apud CATÁLOGO. Novecento Sudamericano. Relações Artísticas entre Itália, Argentina, Brasil e Uruguai. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2003, pp. 18-20.



ENSAIO. LEMAIRE, G-G. Prolégomènes au Vorticisme: Flux et Reflux en Angleterre. Traduction de Gérard Georges Lemaire. Apud CATÁLOGO. CORK, R.: KENNER, H.: LEMAIRE, G-G.: LEWIS, W.: McLUHAN, M. :POUND, E.; RODITI, E.: WEST, R.; BRETTE. A. Windham Lewis et le vorticisme. Paris: Centre Georges Pompidou, Ed. Pandora, 1982. (Cahiers pour un temps).


ENSAIO.
LEWIS, W. Wyndham Lewis et le vorticisme. Traduction de Thérèse Fossatti. Apud CATÁLOGO. CORK, R.: KENNER, H.: LEMAIRE, G-G.: LEWIS, W.: McLUHAN, M. :POUND, E.; RODITI, E.: WEST, R.; BRETTE. A. Windham Lewis et le vorticisme. Paris: Centre Georges Pompidou, Ed. Pandora, 1982. (Cahiers pour un temps).

 
PALESTRA. D’AGOSTINI, V. O Teatro Futurista. São Paulo: CEF, Encontros Estéticos, 27 abr., 2002.

PIERRE, J. El futurismo y el dadaismo. Madrid: Aguilar, 1968.

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