sábado, 21 de dezembro de 2013

BIOGRAFIA: CASAVOLA, Franco (1891-1955).

  
 
BIOGRAFIA:CASAVOLA, Franco (1891-1955).

 
O músico italiano nasceu em Moduno, e morreu em Bari. Casavola estudou música em La Rotella (Bari); e, com Otorino Respighi (1879-1936), no Conservatório (Roma). Logo Casavola estava compondo a música para as peças Futuristas: As Mãos de Cristal [Le mani di cristallo], de Francesco Cangiullo (1884-1977) para o Teatro da Surpresa; a música Rãs ao Claro da Lua [Ranocchi al chiaro di luna] e A Dança dos Símios [La danza delle sccimie], para Anton Giulo Bragaglia (1890-1960), peças encenadas no Teatro dos Independentes Experimentais (Roma). Casavola musicou o poema de palavras em liberdade Piedigrotta (1922), de Francesco Cangiullo (1922); ele compôs a música para a peça Prece para a Luzinha [Preghiera del lumicino] (1923), de autoria de Paolo Buzzi (1874-1956) e para a Balada dos Gnomos [Ballata dei gnomi]), de Enrico Cavacchiolli (1885-1954).

 

Casavola escreveu e assinou sozinho sete manifestos: A Música doFuturo; A Música Ilustrada; A Versão Cenoplástica da Música; A Atmosfera Cromática da Música; e ainda mais três manifestos, referentes ao teatro: o Manifesto do Teatro do Instante Dilatado; o Manifesto do Teatro Imaginário e o Manifesto do Teatro Pequeno. Casavola assinou com Anton Giulio Bragaglia (1890-1960)e Luciano Folgore (1888-1966), o Manifesto A Síntese Visível da Música. O músico publicou, no total, oito manifestos (v. Manifestos Futuristas). Casavola compôs A Dança do Motor de Propulsão [La danza dell' elica], quando incluiu na orquestra um motor de combustão interna e uma máquina de vento. A obra foi apresentada no palco do Novo Teatro Futurista (1924). O músico compôs a Canção Ruidísta [Canzone rumorista], para o balé de Fortunato Depero, Anthicam del 3000; e a música para o intervalo das peças de F. T. Marinetti (1876-1944), Prisioneiros [Prigionieri] e Vulcão [Vulcan].


 
Foi Casavola quem compôs várias músicas para o instrumento inventado e patenteado pelo músico e pintor Luigi Russolo (1885-1947), o Entoarumor [Intonarumori ou Rumorarmonio ou Enarmonic Bow]. Casavola continuou compondo músicas para várias peças dos escritores Futuristas, Três Momentos [Tre momenti] (1927), de Luciano Folgore. No mesmo ano Casavola regeu a orquestra para a pantomima teatral Mercador de Coração [Mercanti di Cuore], de Enrico Prampolini (1881-1973), encenada no Teatro da Madeleine (Paris). Benedetta Marinetti (1897-1977) escreveu a peça A Viagem de Garará [Il viaggio di Garará] (1931), para a qual Casavola também compôs a música.

Em meados da década 1930 Casavola abandonou todas as produções Futuristas: o músico voltou-se para a produção de música para o cinema (1936-). A lacuna propiciada pelo abandono de Casavola do movimento Futurista, foi preenchida pelo músico italiano Afredo Casella (v.).


REFERÊNCIA SELECIONADA:



CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L; CAUMONT, J; CELANT, G; COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE MARIA, L.; DI MILLIA, G.; FABRIS, A.; FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.; GREGOTTI, V.; LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.; MENNA, F.; ÁCINI, P.; RONDOLINO, G; RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.; SILK, G.; SMEJKAI, F.; STRADA, V.; VERDONE, M.; ZADORA, S. Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs., pp. 444, 477. 30 x 22 cm.

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