quinta-feira, 8 de maio de 2014

FOTOGRAFIA: CRONOFOTOGRAFIA DA LOCOMOÇÃO HUMANA (c. 1880-1904).

 
FOTOGRAFIA CRONOFOTOGRAFIA DA LOCOMOÇÃO HUMANA (c. 1880-1904).



O cientista francês Étienne-Jules Marey (1830-1904). nasceu em Beaune e faleceu em Paris: ele foi fisiologista, inventor e precursor da fotografia científica, que chamou de Cronofotografia, tirada à partir da observação do movimento de pessoas e animais. Marey inventou vários aparelhos para registrar o movimento, inclusive um dito, Rifle Fotográfico, que disparava fotografias sequenciais, observando o movimento à partir de um único ângulo e de um único ponto de vista. Marey observou também o movimento de um pássaro em voo, para o qual ele inventou sua máquina voadora, um monoplano com dois motores de propulsão, invento determinante no progresso no campo da aviação. A Pistola Fotográfica de Marey permitiu ao cientista tirar 12 fotos sequenciais por minuto (1882). O pesquisador fotografou pela primeira vez todo o movimento do voo de um pássaro e Marey transformou essas imagens obtidas em imagens escultóricas tridimensionais, na mesma sequência observada do movimento, na obra única, verdadeira escultura científica que se encontra fundida em bronze, exposta no Musée Marey (Beaune, França).

 
Os primeiros experimentos de Marey foram datados do início da década de 1880: foram as fotografias dele que causaram sensação na mídia da época e influenciaram as Artes Plásticas. Realizando pesquisas similares na mesma época, outro precursor foi o fotógrafo vanguardista Eadweard Muybridge (Edward James Muggeridge, 1830-1904). Esse inglês, que viveu na América, foi igualmente observador da locomoção humana e animal. Muybridge inventou outros aparelhos fotográficos para registrar a locomoção humana e animal, diferentes dos de Marey, nas suas pesquisas sem a metodologia científica empregada pelo fisiologista francês. No entanto, Muybridge foi o primeiro a fotografar um cavalo no galope.


As pesquisas de Marey foram amplamente divulgadas no jornal científico La Nature [A Natureza] (1883-1890). Marey publicou o sumário de suas pesquisas, com a descrição da metodologia empregada, no seu livro, ricamente ilustrado, Le Mouvement [O Movimento] (1884). O livro se transformou na sensação da época e ficou bastante conhecido nas vanguardas artísticas francesas e internacionais. As fotografias de Marey serviram de fonte de inspiração para as obras do movimento do Cubismo francês, especialmente marcantes na série intitulada Nu descendo a escada (n. 01/ 02), de autoria de Marcel Duchamp (v. Cubismo e Grupo Cubista da Seção de Ouro  no meu Blog Educativo:

 
A pintura que ficou mais conhecida foi a segunda, que causou escândalo quando participou da Exposição da Armada [Armory Show], a primeira mostra das vanguardas artísticas francesas aliadas as norte-americanas, com curadoria de Arthur Garfield Dove (Nova York, 1913; v.). As Cronofotografias de Marey influenciaram o professor de pintura dos Futuristas italianos, Giacomo Balla (v. Futurismo na Pintura; v. Fotografia).


REFERÊNCIAS SELECIONADAS:


CATÁLOGO. ADES, D. Dada and Surrealism Reviewed. Introduction by David Syilvester and supplementary essay by Elizabetn Cowling. London: the Authors and the Art Council of Great Britain, Hayward Galleries, 1978,475p.: il., p. 28.

CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L; CAUMONT, J; CELANT, G; COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE MARIA, L.; DI MILLIA, G.; FABRIS, A.; FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.; GREGOTTI, V.; LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.; MENNA, F.; ÁCINI, P.; RONDOLINO, G; RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.; SILK, G.; SMEJKAI, F.; STRADA, V.; VERDONE, M.; ZADORA, S. Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986, 638p.: il, retrs., p. 511.


BRITT, D.; MACKINTOSH, A.; NASH, J. M.; ADES, D.; EVERITT, A; WILSON, S.; LIVINSGSTONE, M. Modern Art: from Impressionism to Post-Modernism. London: Thames and Hudson, 1989, 416p.: il., p. 181.

GIBSON, M. Duchamp Dada. Paris: N. E. F. Casterman, 1991. 263p.: il., p. 182.


Nenhum comentário:

Postar um comentário