domingo, 11 de maio de 2014

FOTOGRAFIA NA FOTOGRAVURA OU GRAVURA HELIOGRÁFICA.


FOTOGRAFIA NA FOTOGRAVURA OU GRAVURA HELIOGRÁFICA.


O processo de reprodução de imagens gráficas chamado de Gravura Heliográfica foi desenvolvido por J. N. Niépce com o pintor, pesquisador e químico francês Louis Jacques Mandé Daguerre (1780-1851). Foi esse especialista na câmera escura que pesquisou, e levou ao desenvolvimento da dita, Fotogravura, que, no século XIX, representou o estágio fotomecânico das Artes Gráficas. O processo da Fotogravura, associado à Impressão Tipográfica, se baseia no princípio geral da utilização de substâncias químicas que endurecem com a luz, e resistem à ação dos ácidos utilizados também em várias outras técnicas de impressão, através das quais foram confeccionados clichês sobre placas metálicas a fim de reproduzirem através da impressão gráfica, imagens de desenhos e fotografias.


A Fotogravura permitiu, pela primeira vez, a impressão de imagens com contrastes nítidos: esse processo somente se tornou disponível para aplicação industrializada em meados do século XIX, devido às pesquisas de Paul Prestsch (Londres), James (Southampton, UK), Angerer (Viena, Áustria), Husnik (Praga, Tchecoslováquia) e Gillot, cuja técnica foi denominada de Gillotipia (Paris, 1859-1862). A industrialização do processo de acréscimo das sombras na Fotogravura, se originou da pesquisa de Benjamim Day, quando a maquinária dispensou o trabalho que anteriormente era executado manualmente (1879).



 

REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
 

BENTON, H. H. (Org..) Enciclopédia Barsa Rio de Janeiro - São Paulo: Encyclopaedia Britannica Ed., 1975, pp. 60, 308-313.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário