terça-feira, 28 de janeiro de 2014

FUTURISMO NA AMÉRICA (Nova York, 1911; 1916-1917).

 
 
FUTURISMO NA AMÉRICA (Nova York, 1911; 1916-1917).

 
No período anterior à Primeira Guerra Mundial F. T. Marinetti (1876-1944) reproduziu traduzido o seu principal manifesto, publicado como Manifesto Futurista [Futurist Manifesto] na revista norte-americana Current Literature (Nova York, ago., 1911). Nessa fase, alguns artistas norte-americanos viveram e estudaram em Paris, Stanton Macdonald-Wright (Stanton van Vranken, (1890-1973) e Morgan Russell (1886-1953), associados àquele que posteriormente ficou conhecido como Muralista e Regionalista americano, Thomas Hart Benton (1889-1975), formaram o movimento que nomeei Sincromismo Americano na Europa (Paris, 1912-; Berlim, 1913) e América (Nova York, 1913;1917). Esse movimento foi marcado por grande influência do Futurismo italiano e do Orfismo francês, movimento liderado pelo escritor e crítico de arte Guillaume Apollinaire (1880-1918) e pelo pintor Robert Delaunay (1885-1942). Na realidade, os artistas que se tornaram dos primeiros Abstracionistas norte-americanos, nunca se declararam influenciados ou identificados por estes movimentos.

A também pintora norte-americana Frances Stevens Simpson (1881-1961) viveu vários anos na Itália. Simpson foi artista influenciada pelo Futurismo, lançado por F. T. Marinetti. Simpson foi a única artista norte-americana cujas pinturas participaram da 1ª Exposição Internacional Futurista Livre, realizada na Galeria Sprovieri (Roma, 1914). Simpson voltou aos Estados Unidos e expôs suas obras em mostra individual na Galeria Brown (Nova York, 1916). A artista apresentou 21 pinturas com temática e influência Futurista. Ao que sabemos somente uma de suas pinturas sobreviveu ao tempo, por ter sido adquirida pelos colecionadores de arte de vanguarda, Louise e Walter Conrad Arensberg. Nessa obra de Simpson, intitulada Velocidade Dinâmica da Estação de Força Interborough Rapid Transit [Dynamic Velocity of Interborough Rapid Transit Power Station] (c. 1915), ela representou o movimento através da repetição de linhas dinâmicas que apresentavam ilusão espacial tridimensional. Nas suas obras do período Simpson utilizou vários temas figurativos, comuns aos Futuristas, referentes à maquinaria mecânica industrial. Recentemente descobriram algum material de Simpson, como fotografias e documentos que poderão lançar futuramente luz sobre esta pouco conhecida pintora, a única americana que expôs em mostra conjunta com os Futuristas italianos.
V. ABAIXO, REFERÊNCIAS SELECIONADAS PARA O FUTURISMO.

 

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