terça-feira, 28 de janeiro de 2014

SINCROMISMO [SYNCHROMISM] (Paris, 1912-; Munique, 1-30 junho, 1912; Berlim, Salão de Outono Alemão, 1913; Nova York, 1917).



SINCROMISMO [SYNCHROMISM] (Paris, 1912-; Munique, 1-30 junho, 1912; Berlim, Salão de Outono Alemão, 1913; Nova York, 1917).



Destaques: MACDONALD Wright, Stanton e Morgan RUSSELL.





Esse movimento partiu de dois artistas norte-americanos que estudavam em Paris: quando Stanton MacDonald-Wright (1890-1973) foi viver na cidade-luz, ele conheceu seu compatriota, Morgan Russel (1886-1953). MacDonald-Wright estudou na Escola Nacional Superior de Belas Artes, na Academia Julian e na Universidade Sorbonne. O artista formou com Morgan Russel, e seu colega Thomas Hart Benton (1889-1975), o Grupo (Internacional) do Sincromismo Americano na Europa e América. Benton desisitiu da participação no grupo; quando voltou aos Estados Unidos tornou-se um dos mais destacados muralistas americanos.

 
 As pinturas do grupo foram obras Abstratas, que receberam influência direta do Orfismo (Paris, 1912-1915, v.), de Robert Delaunay (1885-1945), nomeado por Guillaume Apollinaire (1880-1918); e do Futurismo italiano, que chegou com grande estardalhaço a Paris. As primeiras pinturas de Russell e MacDonald-Wright participaram do Salão dos Artistas Independentes (1913); e da primeira mostra Sincromista [Synchromiste] na Galeria Bernheim-Jeune (Paris, 1912). As pinturas de ambos participaram da Mostra Sincromista, no Novo Salão de Arte Sincromista (Synchromisten - Der Neue Kunstsalon, Prannerstrasse 13, Munique, 01-30 junho, 1913); e da importante exposição coletiva, dita, Salão de Outono Alemão, realizado na Galeria da Tempestade [Der Sturm], de Herwarth Walden (Berlim, 1913).


Quando Stanton MacDonald-Wright voltou a viver em Nova York, ele se associou ao grupo das primeiras vanguardas norte-americanas lideradas por Robert Henri (1865-1929). As pinturas abstratas de MacDonald-Wright e Russel participaram da dita, Exposição da Armada [Armory Show] (Nova York, 1913); da mostra do Grupo do Realismo de Nova York [The NewYork Realists] e também da Mostra Forum dos Pintores Americanos Modernos [Forum Exibition of Modern American Painters](Nova York, 1916), selecionada por júri integrado por Robert Henri, pelo fotógrafo Alfred Stieglitz (1874-1946) e organizada com o crítico de arte Willard Huntington (irmão de MacDonald-Wright; HULTEN, 1986: 505).




MacDonald-Wright e Russel expuseram suas Abstrações Sincromistas na mostra realizada na Galeria 291, pertencente a Stieglitz, a única galeria norte-americana voltada para a estética das obras das vanguardas artísticas internacionais, no ano em que a instituição fechou as portas (Nova York, 1917). O grupo ganhou projeção internacional quando Stanton MacDonald-Wright e Morgan Russell apresentaram suas Abstrações na mostra coletiva Pintura Abstrata e Expressionismo na América [Abstract Painting and Expressionism in America], realizada no MoMA (Nova York, 1951).
 


REFERÊNCIAS SELECIONADAS:



CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L;. CAUMONT, J;.CELANT, G;. COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE; MARIA, L. DE; DI MILLIA, G.;FABRIS, A.;FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.;GREGOTTI, V.;LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.;MENNA, F.; ÁCINI, P.;RONDOLINO, G;. RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.;SILK, G.; SMEJKAI, F.;STRADA, V.;VERDONE, M.;ZADORA, S. Futurism and Futurisms.New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs., pp. 505, 532.


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