sexta-feira, 26 de abril de 2013





HISTÓRIA DAS PERFORMANCES NO SÉCULO XX. ARTE CORPORAL EM MOVIMENTO E CULTURA (ALEMÃ) DO CORPO [KÖPERKULTUR] (Alemanha, 1920 – c. 1938). 



O dançarino e coreógrafo Rudolf von Laban começou período de estudos de dança experimental, quando realizou obras independentes que apresentou em grandes teatros na Alemanha, onde foi viver (1920-). O coreógrafo e dançarino deixou as audiências estarrecidas com suas obras: ele apresentou danças coletivas sem música, com acompanhamento de palavras ou coro; danças com temas de sátira política ou cômicas; danças somente acompanhadas de instrumentos de percussão, sendo algumas com nudez parcial ou mesmo total dos dançarinos.


A Arte do Movimento de Laban avançou a cada novo programa, pois o artista propôs desafios a problemas diversos, que resolveu de forma muito original e completamente precurssora. Laban estava convencido que todas as pessôas deveriam poder expressar-se de forma corporal, através do movimento. A teoria de Laban, descrita em vários de seus livros , tornou-se conflitante, de certa forma, com as teorias da Cultura do Corpo, que promovia por toda a Alemanha a valorização do corpo e das atividades físicas. Laban conseguiu estabelecer c.. de vinte Escolas Laban, espalhadas por toda a Alemanha. O artista desenvolveu seu sistema de notação da dança (1928), de modo que todos os alunos de suas escolas sitas nas diferentes localidades, aprendiam o mesmo programa e reuníam-se periódicamente para executarem apresentações conjuntas. As teorias de Laban foram importantes, pois contribuíram na educação básica das crianças alemãs, produzindo o desenvolvimento de seu potencial criativo, associado às artes performáticas. Os ensinamentos de Laban igualmente serviram aos dançarinos adultos, como meio e método para sua atuante profissionalização, tanto na Dança bem como na Performance.
 
O artista inaugurou seu Instituto de Coreografia, que hoje seria visto como instituição que oferecia curso de pós-graduação nas Artes do Movimento. Laban ainda estabeleceu várias ações cooperativas entre todos os tipos de dançarinos visando assegurar seus direitos trabalhistas. O dançarino e coreógrafo estabeleceu associações de dançarinos que protegiam o trabalho do profissional da dança. Laban organizou três Congressos Internacionais de Dança (1928; 1929; 1930). Foram seus alunos tanto Mary Wigman bem como Kurt Jooss: Wigman tornou-se uma dançarina moderna com muito prestígio na Europa, e Jooss destaque da coreografia premiada das vanguardas artísticas (Essen). Com a evolução de seu trabalho, Laban escreveu vários livros sobre a dança: O Mundo dos Dançarinos [Die Welt des Tänzers] (Stuttgart, 1920); Coreografia [Choreographie] (Jena, 1926); Ginástica e Dança [Gymnastik und Tänz], e Ginástica Infantil e Dança [Kinder Gyumnastik und Tänz] (Oldenburg: 1926) e Notação de Dança [Schrifttänz] (Viena, 1928). A maioria dos livros de Rudolf von Laban se encontra traduzida (publicarei  posteriormente, MÉTODO LABAN, Inglaterra, 1939-).
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:



ARCHER, M. Art since 1960. New Ed. London: Thames and Hudson, 1997. 2002. 256p. 221 il., 92 color. 15 x 21 cm. (world of art).
 
PRESTON-DUNLOP, V. Apud DICIONÁRIO. BENBOW-PFALZ, T.; BERGE, L.; COLLINS, D.; ELERT, N.; FERRARA, M.; HART, K.; MARZUKIEWICZ, M.. TYRKINS, M. International Dictionary of Modern Dance. New York- London: St. James Press, 1998, 

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