HISTÓRIA DAS PERFORMANCES NO SÉCULO XX.
ARTE PERFORMÁTICA, ESCULTURA PERFORMÁTICA OU ESCULTURA CORPORAL [BODY SCULPTURE].
Na Europa surgiu outro estilo de Arte Corporal,
que resultou das transformações realizadas por vontade própria no corpo do
próprio artista, como nas obras de Orlan. Expoente francês da Escultura
Corporal [Body Sculpture], Orlan
adotou a identidade feminina, de artista multimídia performática. Orlan
passou a reconstruir seu próprio corpo por meio de várias cirurgias plásticas,
executadas por médicos que concordaram e permitiram fotografias e filmagens na
construção da obra transformadora da carne da artista. Orlan produziu
sucessivas modificações permanentes no próprio corpo: sua exploração foi também
das novas tecnologias, disponíveis para a transformação da carne viva de seu
próprio organismo, usado como material de sua arte, criando assim novas e
variadas identidades para a artista.
Orlan trabalhou
sua imagem como a de uma mulher inserida no mundo contemporâneo, em oposição à
imagem da mulher na história da arte. Orlan buscou se tornar parecida com
retratos clássicos, obras de grandes mestres da pintura e escultura, como a Vênus
de Sandro Botticelli. As cirurgias foram realizadas com anestesia local ou
peridural, deixando a artista consciente, quando ela dirigiu as filmagens
diretamente da mesa de cirurgia. A 70ª cirurgia transformadora da artista
ocorreu na Sandra Gering Gallery (Nova York, 1993) e foi transmitida ao
vivo para 15 instituições internacionais, inclusive para o Centro Georges
Pompidou (Paris), o Centro Multimídia (Banff, Canadá) e para o Centro
McLuhan (Toronto, Canada). Os espectadores, nestes e em outros locais,
podiam fazer perguntas diretas à artista, que respondia sempre que a ação
transformadora permitia. O espaço do evento recebeu cenografia especial com
tecidos elegantes; e as roupas de Orlan
foram criadas por estilista conhecido. Várias outras pessoas trabalharam
durante o evento, providenciando a tradução simultânea para o inglês e para a
linguagem dos sinais (GOLDBERG,1998).
REFERÊNCIA SELECIONADA:
GOLDBERG, R.; ANDERSON, l. (Foreword). Performance:
live art since 1960. New York: Harry N. Abrams, 1998. 240p.: il,. pp.
65, 77. 26 x 29 cm.
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