sexta-feira, 26 de abril de 2013


HISTÓRIA DAS PERFORMANCES NO SÉCULO XX. ARTE PERFORMÁTICA, ESCULTURA PERFORMÁTICA OU ESCULTURA CORPORAL [BODY SCULPTURE]. 
 
Na Europa surgiu outro estilo de Arte Corporal, que resultou das transformações realizadas por vontade própria no corpo do próprio artista, como nas obras de Orlan. Expoente francês da Escultura Corporal [Body Sculpture], Orlan  adotou a identidade feminina, de artista multimídia performática. Orlan passou a reconstruir seu próprio corpo por meio de várias cirurgias plásticas, executadas por médicos que concordaram e permitiram fotografias e filmagens na construção da obra transformadora da carne da artista. Orlan produziu sucessivas modificações permanentes no próprio corpo: sua exploração foi também das novas tecnologias, disponíveis para a transformação da carne viva de seu próprio organismo, usado como material de sua arte, criando assim novas e variadas identidades para a artista.
 
Orlan trabalhou sua imagem como a de uma mulher inserida no mundo contemporâneo, em oposição à imagem da mulher na história da arte. Orlan buscou se tornar parecida com retratos clássicos, obras de grandes mestres da pintura e escultura, como a Vênus de Sandro Botticelli. As cirurgias foram realizadas com anestesia local ou peridural, deixando a artista consciente, quando ela dirigiu as filmagens diretamente da mesa de cirurgia. A 70ª cirurgia transformadora da artista ocorreu na Sandra Gering Gallery (Nova York, 1993) e foi transmitida ao vivo para 15 instituições internacionais, inclusive para o Centro Georges Pompidou (Paris), o Centro Multimídia (Banff, Canadá) e para o Centro McLuhan (Toronto, Canada). Os espectadores, nestes e em outros locais, podiam fazer perguntas diretas à artista, que respondia sempre que a ação transformadora permitia. O espaço do evento recebeu cenografia especial com tecidos elegantes; e  as roupas de Orlan foram criadas por estilista conhecido. Várias outras pessoas trabalharam durante o evento, providenciando a tradução simultânea para o inglês e para a linguagem dos sinais (GOLDBERG,1998).
REFERÊNCIA SELECIONADA:
 

GOLDBERG, R.; ANDERSON, l. (Foreword). Performance: live art since 1960. New York: Harry N. Abrams, 1998. 240p.: il,. pp. 65, 77. 26 x 29 cm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário