terça-feira, 9 de abril de 2013

BIOGRAFIA: MUYBRIDGE, Eadweard, dito, Edward James Muggeridge (1830-1904).





 
HISTÓRIA DAS PERFORMANCES NO SÉCULO XX. BIOGRAFIA: MUYBRIDGE, Eadweard, dito, Edward James Muggeridge (1830-1904).



O fotógrafo vanguardista inglês E. Muybridge, nasceu em Kingston-on-Thames e faleceu em Londres. Durante um prolongado período o fotógrafo viveu na América, quando se dedicou às pesquisas sobre a locomoção animal e humana. As experiências de Muybridge realizaram-se quase que ao mesmo tempo que as do cientista francês Étienne-Jules Marey, que se dedicou de maneira considerada científica ao mesmo tema. No entanto, na época, as fotografias de Muybridge se tornaram bem mais conhecidas, devido principalmente a uma história referente a aposta feita pelo milionário norte-americano Leland Stanford, diretor da Estrada de Ferro Central do Pacífico (Estados Unidos). Este político, que depois foi eleito governador da Califórnia, desejava provar através de fotografia que, em certo momento do galope, o cavalo tira as quatro patas do chão. Muybridge foi contratado para documentar o feito: ele conseguiu fotografar pela primeira vez o cavalo no galope (1878), provando que, realmente, em determinado momento da corrida o animal retira as quatro patas do chão. No entanto, encontramos declarado que a história da aposta foi lenda que se formou desde a divulgação dessas fotografias de Muybridge, estas verdadeiras. (HULTEN, 1983: 520). No entanto, o fotógrafo inglês realmente conheceu L. Stanford, que prefaciou o seu livro O Cavalo em Movimento (The Horse in Motion).
 
Para fotografar a locomoção animal e humana o fotógrafo foi obrigado a inventar certos instrumentos que permitiram-lhe fotografar pessoas e animais: para alcançar seu objetivo, Muybridge inventou o Zoopraxiscope, entre outros instrumentos. Na mesma época que E.-J. Marey publicou O Movimento  (Le Mouvement),  Muybridge publicou vários livros reproduzindo suas fotografias da locomoção humana e animal. As imagens se tornaram influentes na arte das vanguardas européias e norte-americanas, sendo que as fotografias publicadas por Muybridge se tornaram mais influentes na América onde ele viveu prolongado período. O Realista Thomas Eakins utilizou as imagens fotográficas de Muybridge no ensino das artes, na Academia de Artes da Filadélfia. O fato de que a obra de E. Muybridge foi considerada mais artística do que a pesquisa de natureza científica do francês Marey, tornaram as fotografias do inglês, de um modo geral, mais populares e apreciadas pelo público inglês e norte-americano e influenciaram a obra do Vorticista Percy Wyndham Lewis, como, por exemplo, na ilustração para Alcebiade, Timon of Athens (Alcebiade, Timoneiro de Atenas, 1912), destinada à nova edição do texto homônimo de William Shakespeare, nunca publicado. No mesmo ano Marcel Duchamp, imbuído do espírito Cubista, pintou seu Nu descendo a escada n. 02 (Paris, 1912), obra que esteve em exposição na primeira mostra internacional das vanguardas européias associadas às vanguardas norte-americanas, a dita, Exposição da Armada (Armory Show, Nova York, 1913).

 
A série de fotografias O Falcão Voador (The Flying Falcon, 1872-1885, 18 cm x 14,5 cm), do álbum Locomoção Animal (Animal Locomotion) de E. Muybridge, cujo original pertence ao acervo do Musée d' Orsay (Paris), se encontra parcialmente reproduzida (BONFANTE-WARREN, 2000: 300); e a fotografia Cavalo Empinando, se encontra reproduzida (HULTEN, 1986: 527).
 
 



A obra fotográfica de E. Muybridge foi homenageada em vários filmes como Nascimento do Cinema (Naissance du Cinéma, de Roger Leenhardt, FR., 1945), filmado quando ele mostrou as suas primeiras experiências diante dos espectadores do Teatro Ótico Reynaud; e no filme Émile Reynaud (1844-1918), que recebeu o subtítulo de As Pantomimas Luminosas [Les Pantomimes Lumineuses] do inventor do dito, Teatro Ótico francês, mostrado com animação de Manuel Otero. A fotografia Mulheres: Duas  nos  Degraus, da Série: Humanos e Animais em movimento (Women: Two on steps, Series: Human and Animals in Motion, 1887, colótipo, chapa 448, CNF 2296/ CPF/  MC), no acervo da CNF/ Coleção Nacional de Fotografia do CPF  - Centro Português de Fotografia, foi apresentada na mostra com curadoria de Tereza Siza, Do Olhar Inquieto, integrada à exposição Fotografia: Suporte da Memória, Instrumento da Fantasia, realizada no CCBB (Rio de Janeiro, maio, 2005). No acervo fotográfico da BN (Rio, RJ), se encontra a cópia albuminada da fotografia Vista Espelhada: El Capitan, Vale Nacional Yosemite (Mirror View El Capitan, Yosemite National Valley, n. 58, Thomas Houseworth & Co. Photos), atribuída a E. J. Muybridge quese encontra publicada (HERKENHOFF, 1996: 224). 


 
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:

HERKENHOFF, P.; CRUZ, O. Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro: 1996, pp. 224, 226.

CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L;. CAUMONT, J;.CELANT, G;. COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE; MARIA, L. DE; DI MILLIA, G.;FABRIS, A.;FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.;GREGOTTI, V.;LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.;MENNA, F.; ÁCINI, P.;RONDOLINO, G;RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.;SILK, G.; SMEJKAI, F.;STRADA, V.;VERDONE, M.;ZADORA, S. Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs., p. 527.


BONFANTI-WARREN, A. The Musée D' Orsay. New York: Barnes and Noble, 2000, p. 300.

 
FOHETO. Fotografia: Suporte da Memória, Instrumento da Fantasia. Rio de Janeiro: CCBB/ Centro Cultural Banco do Brasil, maio, 2005.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário