sábado, 20 de julho de 2013


 
 
HISTÓRIA DAS PERFORMANCES NO SÉCULO XX.
MÉTODO LABAN (Inglaterra, 1939).


Depois que os nazistas passaram a dominar a Alemanha o dançarino e corerógrafo Rudolf von Laban refugiou-se na Inglaterra (1938-). Laban encontrou trabalho junto a indústria pesada britânica, para a qual desenvolveu sua teoria do movimento voltada para o trabalho industrial. O grande pesquisador e teórico do movimento analisou detalhadamente o esforço individual do trabalho de cada indivíduo e construiu sua teoria para melhor uso do tempo, do peso, do espaço e da sequência de movimentos. Laban, através da observação e de suas teorias inovadoras, conseguiu diminuir o estresse dos operários e melhorou a performance individual bem como a atividade coletiva conjunta dos trabalhadores. O Método Laban foi radicalmente diferenciado e oposto ao método anteriormente aprovado e empregado na indústria britânica, que recomendava aos operários movimentos rápidos, rítmicos e calculados por contador mecânico.

 

O novo método humanizou o movimento e despertou imediatamente a atenção do Centro de Psicoterapia Withymead, que levou o Método Laban para o desenvolvimento da Terapia da Dança e do Movimento, com a resultante formação de vários profissionais britânicos atuando nesse novo campo do preparo físico, individual e coletivo. O resultado obtido foi fantástico e logo adotado pela Academia Real de Arte Dramática e Oficina Teatral [Royal Academy of Dramatic Art and Theatre Workshop], que incorporou o dito, Método Laban na formação de atores, quando acharam a teoria de Laban de valor incomparável para o movimento inserido no Drama (Londres). Os professores britânicos acolheram de forma calorosa os métodos e as idéias inovadoras de Laban direcionadas para o ensino da dança voltado para a formação das crianças inglesas.

 
O Método Laban foi aprovado pelo Ministério da Educação e integrado ao currículo escolar britânico como Dança Educacional Moderna (1950). Os movimentos da dança de Laban foram utilizados como forma de recreação e encantaram os homens e as mulheres inglesas.
REFERÊNCIA SELECIONADA:

PRESTON-DUNLOP. Apud DICIONÁRIO. BENBOW-PFALZBERG, T.; BERGE, L.; COLLINS, D.; ELERT, N.; FERRARA, M.; HART, K.; MARZUKIEWICZ, M.. TYRKINS, M. International Dictionary of Modern Dance. New York- London: St. James Press, 1998, pp. 448-450.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário