domingo, 18 de outubro de 2015
1854-1874 PANORAMA DA ESCOLA (ITALIANA) DE PAISAGEM OU ESCOLA DE STAGGIA [SCUOLA DI PAESAGIO OU SCUOLA DI STAGGIA] (Staggia, cidade da Província de Siena ao norte da Itália).
1854-1874 PANORAMA DA ESCOLA (ITALIANA) DE PAISAGEM OU ESCOLA DE STAGGIA [SCUOLA DI PAESAGIO OU SCUOLA DI STAGGIA] (Staggia, cidade da Província de Siena ao norte da Itália).
Destaques: TIVOLI, Serafino e Francesco Saverio Altamura.
O grupo se formou em torno de Serafino de Tivoli (1826-1892), pintor de Livorna que chegou a Florença juntamente com Francesco Saverio Altamura (1822-1918), vindo de Nápoles. Altamura tinha adquirido com Gabriele Smargiassi (1798-1937), a experiência da pintura de paisagem.
Nessa fase, muitos dos artistas italianos convergiram para Florença, para escapar do ambiente pesado e persecutório da Casa dos Bourbon, que reinava na região sul da Itália. Depois da Restauração, a Casa de Lorena permitiu um clima de maior liberdade artística, na época em que os artistas se transferiram para Florença e Veneza (c. 1850). O grupo dos artistas italianos se reunia no Café Michelangelo, quando debatia os problemas da arte de seu tempo. Domenico Morelli (1823-1901), outro napolitano que foi viver em Florença, e que, juntamente com Altamura e seu colega napolitano, Bernardo Celentano (1835-1863), se tornaram o maior sucesso da 1ª Exposição Italiana (Florença, 1861).
O grupo dos paisagistas de Staggia (1854-) foi impulsionado por Serafino de Tivoli, que arrastou seus companheiros para viagem a Paris, ocasião em que eles visitaram a Exposição Universal (1855) e, o dito, Pavilhão Realista de Gustave Courbet (Jean-Desiré-Gustave Courbet, 1819-1877). As pinturas do artista francês, inscritas para participarem oficialmente da exposição, foram recusadas pelo comitê de seleção. Courbet organizou seu estande debaixo de muitas críticas do lado de fora da mostra, local em que o artista apresentou vários de seus quadros recusados nos sucessivos salões oficiais de arte. Para o catálogo dessa mostra, o artista escreveu seu conhecido texto Arte Viva [Art Vivant). Os paisagistas italianos da Escola de Staggia foram influenciados pela arte e teorias desse mestre do Realismo nas vanguardas francesas.
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
Albini, C. (1943). Les Arts Plastiques en Italie, de 1860 a 1943. Paris: Éditions Entente, pp. 31-34, 53-66.
Dino, P. (1966). Movimenti Pittorici Italiani dell' Ottocento. Milano: Alfieri & Lacroix, pp. 05-15.
Grada, R. (19xx). Fattori. Pinacoteca de los genios. Buenos Aires: Editorial Codex.
Saverio Altamura. Retrieved from:
http://www.treccani.it/enciclopedia/francesco-saverio-altamura_(Dizionario_Biografico)/
Wikipedia, the free encyclopedia. Bernardo Celentano. Retrieved from:
https://it.wikipedia.org/wiki/Bernardo_Celentano
Wikipedia, the free encyclopedia. Domenico Morelli. Retrieved from:
https://en.wikipedia.org/wiki/Domenico_Morelli
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário