terça-feira, 26 de março de 2013

HISTÓRIA DAS PERFORMANCES NO SÉCULO XX. BIOGRAFIA: JARRY, Alfred (1873-1907).



 
 
HISTÓRIA DAS PERFORMANCES  NO SÉCULO XX. BIOGRAFIA: JARRY, Alfred (1873-1907). 
 



PERFORMANCE:
Rei Ubu, Alfred Jarry 1895, Théâtre de l’Oeuvre, Paris



O escritor e teatrólogo francês nasceu em Laval (Mayenne), mas faleceu em Paris. Jarry tornou-se bastante influente nas vanguardas francesas, através do fascínio que seus escritos exerceram sobre toda uma geração, especialmente sobre o pai do Surrealismo, André Breton. O escritor foi o não-conformista entre os não- conformistas e sua peça mais conhecida, Ubu-Rei (Ubu-Roi, 1895), tornou-se grande sucesso teatral, destacado especialmente entre a intelectualidade francesa.

Jarry foi homenageado até por Pablo Picasso, que desenhou a imagem fantástica do Ubu-Rei; essa peça do vanguardista estreou no Teatro da Obra, de André Antoine, quando causou furor de escândalo (1896). Outra peça, Ubu Acorrentado (Ubu Enchainée, 1900), foi publicada poucos anos depois e resultou não ser menos polêmica do que a obra original. Todas as peças de Jarry foram farsas encenadas com marionetes, nas quais o personagem principal, o Pai Ubu, está envolvido: foram comédias consideradas muito engraçadas.

 

Jarry promoveu o Théâtre des Pantins (1897) e até um Guignol (1901); podemos comparar o espírito que presidiu o Ubu-Rei, com o do personagem brasileiríssimo de Macunaíma, o herói sem nenhum caráter do livro homônimo de Mário de Andrade. No Brasil o Pai Ubu serviu de inspiração ao músico vanguardista Eduardo Guimarães Álvares, que criou o seu Diário das Viagens Pitorescas de Pai Ubu, que apresentou no Concerto para Percussão e Orquestra, cuja primeira audição realizou-se com a Orquestra Sinfonia Cultura no SESC – Belenzinho, com apresentação do maestro João Maurício Galindo, sendo regente da orquestra o maestro Lutero Rodrigues. Foram solistas do Percorso Emsemble: Eduardo Gianesella, Joaquim (Zito) Abreu, José Carlos da Silva e Ricardo Bologna (São Paulo, 26 de set., 2004).

 

Vários artistas plásticos inspiraram-se no personagem de Jarry, como Max Ernst, que pintor o Ubu Imperador (Ubu Imperator, 1923, acervo do MNAM, Paris), que se encontra reproduzido no catálogo da mostra André Breton, a Beleza Convulsiva (André Breton, La Beauté Convulsive; BEAUMELLE, 1991). Em meados da década de 1930 Picasso produziu vários desenhos e escritos sobre o mesmo tema, que se encontram reproduzidos (ADES, 1978); na mesma ocasião, a fotógrafa Dora Maar, companheira de Picasso, fotografou seu enigmático Ubu-Rei.


O grupo de escritores e artistas Futuristas italianos foi fascinado por Jarry - e não foi para menos, tendo em vista os pontos filosóficos comuns a ambos. Marinetti escreveu a sua peça O Rei Bombance, inspirado no personagem Ubu-Rei, de Jarry. Os escritores trocaram várias cartas: Marinetti conheceu Jarry pessoalmente no período em que o italiano viveu em Paris. Outro Futurista não conformista, Anton Giulio Bragaglia, produziu e encenou a peça de Jarry com tradução de Nino Frank (1926). Jarry tornou-se frequente colaborador da revista Poesia Internacional, editada por Marinetti (Milão, 1905-1909). Logo após a morte de Jarry a revista reproduziu vários trechos traduzidos de Objeto Amado, anteriormente publicado por Guillaume Apollinaire na primeira revista editada por ele, a Festin d'Esope (Festim de Esopo, Paris, 1903-1904).

 
 
Marinetti anunciou em Poesia ter adquirido de Jarry o direito de publicação de todas as suas obras inéditas, mas o projeto não foi adiante. Jarry escreveu Minutos de Areia Memorial (Minutes de Sable Memorial, 1894), César-Anti-Cristo (César-Antecrist, 1895) e Surmale (1905). Breton, grande admirador de Jarry, deixou-se fotografar na rua Alfred Jarry, em Laval, cidade natal do pintor Henri Le Douanier Rousseau; a reprodução dessa fotografia se encontra publicada (BEAUMELLE, 1991). A marionete original de Jarry para o Pai Ubu, encontra-se com sua fotografia reproduzida (PIERRE, 1991).


REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
 
 
CATÁLOGO. ADES, D. Dada and Surrealism Reviewed. Introduction by David Syilvester and supplementary essay by Elizabetn Cowling. London: the Authors and the Art Council of Great Britain, Hayward Galleries, 1978. 475p.: il., p. 182.
 
 
CATÁLOGO. BEAUMELLE, A. de la; MONOD-FONTAINE, I.; SCHWEISGUTH, C. André Breton: La Beauté Convulsive. Paris: Musée National d'Art Moderne, Centre Georges Pompidou, 1991,p. 145.
 
CATÁLOGO. HULTEN, P. (Org.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L; CAUMONT, J; CELANT, G; COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE MARIA, L.; DI MILLIA, G.; FABRIS, A.; FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.; GREGOTTI, V.; LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.; MENNA, F.; ÁCINI, P.; RONDOLINO, G; RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.; SILK, G.; SMEJKAI, F.; STRADA, V.; VERDONE, M.; ZADORA, S. Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs., p. 494.

 
GIBSON, M. Duchamp Dada. Paris: N. E. F. Casterman, 1991. 263p.: il., p. 182.

 
PIERRE, J. L'Univers Surréaliste. Paris: Éditions d'Art Aimery Somogy, 1983, pp. 231, 315.

 
PROGRAMA. Concertos SESC & Sinfonia Cultura. Re-Percutindo, a Percussão e a Orquestra. São Paulo: SESC - Belenzinho, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário