sábado, 2 de março de 2013


1.0 O que é o corpo? Como podemos defini-lo?


      O ser é corpo (Heráclito).


     O corpo humano é um sistema bioenergético, dialético, formado de ossos, músculos, nervos e articulações, que apresenta diferentes sistemas de funcionamento. Os seres humanos nascem do ato de concepção de um pai e de uma mãe, que marcam certas características pessoais em cada ser através da transmissão de sua herança genética e transgeracional. Desde que a vida humana começa, também somos produtos do meio no qual estamos inseridos, produtos de uma evolução não somente biológica, mas também cultural e histórica. Desde o começo da formação e evolução do corpo biológico, o meio cultural começa a se opor ao mesmo.


2.0 O que é a cultura?


A cultura é um sistema simbólico originado na mente humana e que se desenvolve como sistemas estruturais (LÉVI-STRAUSS, 1976).


 
     O que é a cultura? A cultura é o que diferencia os diversos seres humanos. O conceito de cultura é discutido nas ciências sociais e se refere aos diversos sentidos, desde as produções intelectuais e artísticas até o modo de vida seguido em vários meios sociais. As diversas opções culturais promovem mudanças comportamentais que existem em vários grupos humanos; biologicamente o ser humano se forma do mesmo modo e apresenta os mesmos sistemas de funcionamento. Na diversidade cultural é que o ser humano encontra as suas diferenças fundamentais. O ser humano é produto de sua evolução biológica, histórica e de sua cultura.  


     Antigamente o termo cultura vinha sempre acompanhado de um complemento: cultura das ciências, cultura das artes, sempre sugerindo a idéia do cultivo do ego em um determinado campo, em em uma determinada direção. Pouco a pouco a cultura foi se libertando desses atributos, passando a designar um determinado estado de espírito adquirido através da instrução. Assim, dentro da  análise contemporânea de cultura nas ciências sociais, coexistem duas concepções, sendo uma particularista e outra universalista. O processo de desenvolvimento intelectual, espiritual e estético configura um campo de distinção social, no qual podemos encontrar a baixa e a alta cultura. A baixa cultura seria a do indivíduo que não foi educado; a alta cultura refere-se a do ser humano que recebeu educação esmerada. O termo cultura fica também atrelado à sua evolução histórica, sendo que toda a cultura se refere a um local e a um espaço de tempo determinado. A cultura define a identidade de diferentes agrupamentos humanos e promove a sua identidade cultural e social, além de definir como as pessoas deste grupo devem ser e agir. A cultura também é um jogo de poder. 

 
     A cultura produz significados nos quais diferentes grupos sociais situados em posições diferenciadas de poder lutam pela imposição de seus significados à sociedade mais ampla (HALL, 1997).

Nenhum comentário:

Postar um comentário