segunda-feira, 18 de março de 2013



PERFORMANCES (EUROPÉIAS) (Munique, princípio do século; BAUHAUS, Weimar e Dessau, Alemanha, 1901-1933).

 
Os artistas plásticos, atores e cantores haviam encontrado um meio de apresentar suas performances nos cabarés, na ativa vida noturna das cidades alemãs, especialmente em Munique e Berlim. Os bares e cafés, como o Simplicissimus (Munique), nome homônimo da revista de sucesso publicada na cidade (1895-1944), foram o ponto de reunião dos boêmios, artistas, poetas, escritores e atores. Na época discutiam-se nos cafés assuntos do dia a dia; e, nos diminutos palcos dos cabarés, apresentavam-se mágicos, cantores, dançarinos e atores, com suas apresentações de natureza satírica e cômica. Entre as mais conhecidas, verdadeiro sucesso de escândalo, as de Benjamin Franklin Wedekind. O artista surgiu neste contexto como o maior dos provocadores, abordando nas suas performances assuntos proibidos, e praticando atos libidinosos, de natureza sexual. O artista recebeu vários adjetivos como grande libertino, explorador anti-burguês da sexualidade, além de ameaça à ordem pública. Wedekind atraíu grande público aos cafés nos quais se apresentou somente quando se encontrava descapitalizado para a montagem das próprias peças nos teatros da cidade (v. biografia).


Depois dessa fase na vida alemã, o mais importante performático foi Oskar Schlemmer, que apresentou sua primeira obra no teatro (Weimar, 1915), e se tornou Mestre da Performance na Bauhaus. A performance de Schlemmer, Meta ou lugares da Pantomima, foi apresentada na escola (1924), e, no verão, no Ilm Chalet Gasthaus. A fotografia dessa obra encontra-se publicada (GOLDBERG, 1979). A performance Circus, de Xanti Xavinsky, com ele e Herbert von Fritsch (Georg René Halkett), foi apresentada na Bauhaus: a fotografia da obra se encontra reproduzida (GOLDBERG, 1979). As obras performáticas O Homem e a Máquina e _______________________[Die Abeuteuer des Kleinen Bucklingen] de Kurt Schmidt, sendo a segunda inspirada nas idéias de Heinrich von Kleist do livro Sobre o  Teatro de Marionetes [Über das Marionettenteather] foi encenada por ele e Toni Hergt com direção de Ilse Fehling; sua fotografia se encontra reproduzida (GOLDBERG, 1979).
 
 
Em Dessau, onde o arquiteto Walter Gropius construiu o teatro para a Bauhaus, foi apresentada a performance de Oscar Schlemmer, Dança Mímica II, por ele, Werner Siedhoff e Lothar Kaminsky. A fotografia de Siedhoff se encontra reproduzida (GOLDBERG, 2001). A fotografia de Siedhoff com Schlemmer, e Kaminsky na Dança Mímica II, se encontra reproduzida (GOLDBERG, 2001); a fotografia dos três performáticos atuando em conjunto se encontra reproduzida no catálogo da Bauhaus (Rio de Janeiro, MAM, 1976). A performance de O. Schlemmer, Dança das Caixas, foi apresentada por ele e W. Siedhoff no palco do Teatro da Bauhaus: essa obra, com cenário Construtivista, tem sua fotografia reproduzida (GOLDBERG, 2001). A pantomima Farsa da Escada [Treppenwitz] performance de W. Siedhoff, Andor Weininger, Wolfgang Hildebrandt e O. Schlemmer, sendo Weininger a figura vestida com o figurino do Palhaço musical, tem sua fotografia reproduzida (Catálogo da Bauhaus; GOLDBERG, 2001). A performance de O. Schlemmer Dança com Varas foi encenada por Manda von Kreibig: sua fotografia se encontra reproduzida no catálogo da Bauhaus (v. listagem das principais performances do século XX e Referências Bibliográficas acima).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário