sexta-feira, 15 de março de 2013



 
PERFORMANCES:
 
Rei Nicoló Benjamin F. Wedekind 1901, teatro particular, Munique

O Livro de Pandora, Benjamin F. Wedekind 1904, censurado, Munique

O Livro de Pandora, Benjamin F. Wedekind 1904, no teatro, Viena

Hidalla, Benjamin F. Wedekind 1905, teatro em Munique


 
HISTÓRIA DAS PERFORMANCES  NO SÉCULO XX. BIOGRAFIA:  WEDEKIND, Frank; Benjamin Franklyn Wedekind (1864-1918).


 
 
 
O dramaturgo e ator performático Benjamin Frank Wedekind foi o primeiro a inaugurar a Performance no século XX, considerando esta ação como ato teatral, encenado no palco ou em outro local, sempre na frente do público espectador.

 
Depois vários meses passados na prisão por violação da censura e de curto exílio temporário voluntário em Paris, Wedekind escreveu uma das mais famosas sátiras sobre a vida na cidade de Munique, O Marquês von Keith [Der Marquis von Keith], que ele apresentou no teatro. A peça foi comemorada pelo público com muito riso irônico e grande sucesso. Foi então que Wedekind escreveu Rei Nicoló ou Esta é a Vida (König Nicolò, oder So ist das Leben, 1901), argumento que envolvia suposto rei que, tendo falhado em seu reinado, tornou-se uma espécie de bobo da corte que entretinha o usurpador de seu próprio trono. Esta foi mais uma das peças de Wedekind censurada pelos oficiais do Kaiser Guillerme II da Prússia; seus editores também censuraram-no e cortaram textos das peças publicadas.


Wedekind produziu então seu maior sucesso, a peça O Livro de Pandora (Die Büchse der Pandora, 1904), que encenou em Munique. A peça foi censurada, o que levou Wedekind a ser novamente processado, o que, por sua vez, elevou sua popularidade entre seu público. O diretor Hugo Ball, que nesta época frequentava o Café Simplicissimus, comentou que a vida da cidade revolvia-se inteiramente em torno do teatro. Para fugir de mais uma temporada na prisão, Wedekind saiu da Alemanha, e levou aos palcos austríacos esta peça teatral (Viena, 1904). No ano seguinte, Wedekind escreveu Hidalla (1905): uma fotografia do artista atuando nesta peça encontra-se publicada (GOLDBERG, 1989).


 
Wedekind tornou-se crítico mordaz das elites de sua época e, por este motivo, foi incensado pelas vanguardas no mesmo período. O artista criou performances radicais em palco intimista, inclusive, segundo comentário de Hugo Ball, publicado (GOLBERG, 1989), ele produziu apresentações nas quais urinou e masturbou-se no palco. Na época, a moral germânica estava acorrentada aos preceitos morais e religiosos dominantes do Protestantismo, que fez com que as constantes proibições da censura às peças de Wedekind fizessem aumentar ainda mais a popularidade do artista. As peças controversas, censuradas durante a vida do autor, tornaram Wedekind excluído, marginal, na época em que o papel do artista na sociedade alemã era considerado insignificante.


REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
 

GOLDBERG, R. Performance Art: from Futurism to the Present. London: Thames and Hudson 1989,2001. 206 p., il,. algumas color.,pp. 50-54. 15 x 21 cm. (world of art).



GOLDBERG, R.; ANDERSON, l. (Foreword). Performance: live art since 1960. New York: Harry N. Abrams, 1998. 240p.: il,. pp. 65, 77. 26 x29 cm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário