quarta-feira, 12 de junho de 2013


 
 
HISTÓRIA DAS PERFORMANCES NO SÉCULO XX.
ASSOCIAÇÃO DOS ARTISTAS RADICAIS DA BASILEIA; OU GRUPO (INTERNACIONAL DO) DADAÍSMO NA BASILÉIA (Basileia, Suíça, 1919-1921).


Destaques: ERNST, Max, Viking EGGELING, Hans RICHTER, Hans ARP, Sophie ARP, Marcel JANCO, Augusto GIACOMETTI, Otto FREUNDLICHT, Johannes Theodor BAARGELD.

A maioria dos artistas citados participou do Dadaísmo em Zurique (1916-1918); quando o movimento acabou nessa cidade suíça, os artistas se radicaram durante certo período em Colônia; e, no ano seguinte na Basiléia, onde fundaram a Associação dos Artistas Radicais. Participaram Hans Arp (1886-1966) e Sophie Taueber (depois, Arp, 1889-1943), Fritz Baumann (1896-1942), Viking Eggeling (1880-1925), Max Ernst (1891-1976), Otto Freundlicht (1878-1943), Augusto Giacometti (1877-1947), Alberto Giacometti (1901-1966), Emmy Hennings (1885-1948), Marcel Janco (1895-1984), Hans Richter (1888-1976), Walter Helbig (1878-1968), Albert Jacques A. Welti (1894-1965), Oscar Wilhelm Lüthy (1882-1945). Desses artistas, Helbig, Luthy e Welti fundaram anteriormente com Hans Arp, o Grupo (Suíço) da Federação Moderna [Der Moderne Bund] (Weggis, Suíça, 1911-1913).




 
O sueco Viking Eggeling, juntamente com o alemão Hans Richter, foram os precursores do cinema de animação europeu: os artistas se associaram quando verificaram que suas pesquisas mantinham pontos em comum. Nesse período Richter e Eggeling, se dedicaram à produção conjunta de filmes de animação, com elementos geométricos e construtivos da Arte Abstrata.



 
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:


 
CATÁLOGO. ADES, D. Dada and Surrealism Reviewed. Introduction by David Syilvester and supplementary essay by Elizabetn Cowling. London: the Authors and the Art Council of Great Britain, Hayward Galleries, 1978,475p.: il., pp. 79-86.




GIBSON, M. Duchamp Dada. Paris: N. E. F. Casterman, 1991. 263p.: il., pp. 84-93, 111.

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