HISTÓRIA DAS
PERFORMANCES
NO SÉCULO XX.
BAARGELD, Johannes (1895-1927).
O artista plástico, editor, pintor e poeta Dadaísta alemão, se associou ao movimento radical em Colônia, do qual ele foi um dos artífices, juntamente com Hans Arp e Max Ernst. Obras de Baargeld, juntamente com outras do grupo, participaram da Feira Dadá[Dada Messe], organizada na Galeria de Arte do Dr. Otto Burchard (Berlim, 25 jul. - 25 ago., 1920). Baargeld, filho de banqueiro, colocou seus recursos nas publicações que editou e colaborou com as várias revistas publicadas juntamente com Max Ernst, como Bulletin D (1919), Die Shamrade (1920) e Der Ventilator, entre outras publicações Dadaístas editadas em Colônia e Berlim. Depois que o Dadaísmo terminou na Alemanha (1921), Baargeld abandonou a atividade artística em prol da política.
Os desenhos de Baargeld parecem nervosos, são originais e modernos, e por vezes lembram os desenhos de Max Ernst. Baargeld tinha a perícia dos meios plásticos que utilizou: ele executou grandes fotomontagens, sendo várias obras nas técnicas mistas. A obra de Baargeld Venus Beim Spiel der Konige (1920, colagem/ crayon/ tinta/ papel, 37 cm x 27,5 cm), encontra-se no acervo da Kunsthaus (Zurique); a fotografia dessa obra se encontra reproduzida (GIBSON, 1991).
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
CATÁLOGO. ADES, D. Dada and Surrealism Reviewed. David Sylvester, Elizabeth Cowling (Essays). London: Arts Council of Great Britain, 1978, pp. pp. 89, 109, 112.
GIBSON, M. Duchamp Dada. Paris: N. E. F. Casterman, 1991. 263p.: il., pp. 106, 108, 109, 130-131.
PIERRE, J. El futurismo y el dadaísmo. Madrid: Aguilar, 1968,p. 149.
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