terça-feira, 4 de junho de 2013


 

HISTÓRIA DAS PERFORMANCES NO SÉCULO XX.
GRUPO PERFORMÁTICO (ARMÊNIO) QUARENTA E UM [41] (Tiflis, atual Tibilisi, capital da Geórgia russa, c. 1918-1920).


Durante a I Guerra Mundial, vários artistas das vanguardas russas resolveram colocar-se à salvo do conflito e passaram prolongada temporada em Tiflis. Nessa época, a região não pertencia ao território russo, ficando à salvo do conflito mundial. Na cidade os artistas russos encontraram no cosmopolitismo armênio o destaque na vanguarda literária, cultuada na literatura francesa. Anteriormente, o escritor Hrand Nazarian publicou em armênio livro sobre o Futurismo italiano: Marinetti e Futurismo (1910); e, na época os poetas mais importantes, Tizian Tabidze e Paolo Jashvili, editavam a revista Os Chifres Azuis (Tiflis, c. 1917).

Os escritores das vanguardas de São Petersburgo, Vasily Kamensky (1884-1961), e Alexey Kruchenykh (1886-1968), passaram temporada em Tiflis. O grupo organizou leituras de poesias em vários idiomas no palco do Cabaré Fantástico (c. 1917-1919), da artista Elena Konstantinovna Malenkov, mais conhecida como Elena Melnikova (1902-1980). O grupo de artistas russos se associou ao Grupo 41, reunido em volta dos poetas armênios, contando com a adesão dos irmãos Ilya Zdanevich (Iliazde, 1894-1975) e Kyril Zdanevich (1892-1969), que, desde a fase anterior, estavam completamente integrados às vanguardas moscovitas (v. biografia de Mikhail Larionov, c. 1912). O grupo publicou a revista Diário 41.

 

REFERÊNCIAS SELECIONADAS;

KOVTUN, Y Mikhail Larionov 1881–1963. Cronicle of the artist's life and work. Translated by Paul Williams. Bournemouth: Parkstone Press, 1998. 175p.: il., retrs. (Great Painters).

KOVTUN, Y. (Introd., documentary material and annotation); BOWLT, J. (Foreword.). The Russian Avant-Garde in the 1920-1930s: Painting. Graphics, Sculpture, Decorative arts from the Russian Museum in St. Petersburg. Bournemouth: Parkstone Publishers. St. Petersburg: Aurora Art Publishers, 1996, 175p.: il., algumas color.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário