segunda-feira, 10 de junho de 2013


 

 

HISTÓRIA DAS PERFORMANCES NO SÉCULO XX.
GLOSSÁRIO:  REVISTAS DADAÍSTAS E OUTRAS, PUBLICADAS INTERNACIONALMENTE (Colônia, 1919-1929;  Hanover, 1913-1932; Munique, 1914-; Breslau,  1919-; Darmstadt, 1919-1921; Dresden, 1916-1929;  Weimar - Dessau, 1919-1932).

Nas cidades alemãs onde o Dadaísmo tornou-se expressivo, como em Colônia, onde foi liderado por Max Ernst, Johannes Theodor Baargeld, foram publicadas as revistas Bulletin D e Stupid (1919); Der Ventilador e Die Shammade (1920) e, bem depois, a revista a-z (1929). Em outras cidades como Hanover, e com várias orientações editoriais foram publicadas Das Weissen Blatter (1913-1921), Der Marstall (1920) e Merz (1922-1932), de Kurt Schwitters. Em Munique foi publicada Zeit Echo (1914-1917), também distribuida em Berna (Suíça); em Breslau, Die Erde (1919-1920); em Darmstadt, Das Tribunal (1919-1921), editada Paul Zech, que publicou anteriormente Das Neue Pathos (Berlim, 1915). Em Dresden, Das Ziel (1916-1920), Das Rohe Ufer (1919 - 1920), Die Neue Schaubühne (1919-1925), Menschen (1920-1921) e também Tranbordeur Dada (1922-1929), editada por Tristan Tzara. Em Weimar, cidade dominada pela Bauhaus (1919-1925), foi publicada a revista homônima e, mais tarde, quando transferiu-se para Dessau, foi editada em várias outras cidades (1926-1932).

 
Para as publicações das vanguardas alemãs trabalharam os mais conhecidos repórteres fotográficos da época como Erich Salomon, Alfred Eisenstaedt, Tim Gidal, Fritz Goro, Germaine Krull, Martin Munkaczi e Félix Mann. O fotógrafo Rolf Reiss foi o colaborador preferido de John Heartfield, o mais conhecido ilustrador de revistas berlinenses, crítico contundente de Hitler e da política do Partido Nacional Socialista. Outros fotógrafos foram Willi Rudge, Umbo e André Kértesz: este último se destacou posteriormente no Grupo Internacional do Surrealismo (Paris, 1924-1966). 

 
As publicações tardias, do final da década de 1920, foram a-z editada por Franz W. Seiwert e Heinrich Hoerle (Colônia, 1929);  Zakpo: Monatischrift für Zeitkunst (Karlsruhe, 1930), lançada pelo artista Karl Hubbuch das vanguardas do Grupo da Nova Objetividade (Neue Sachlichkeit, 1925-1933; v.). Na Alemanha, as vanguardas foram destruídas pelos nazistas, devido à ascensão do Partido Nacional Socialista, com Hitler no poder, que impôs a nova estética às artes (jan. 1933-1945; v. Grupo da Nova Objetividade: República de Weimar; v. Revistas Berlinenses, Dadaístas & Outras, Publicadas no Século XX; v. Revistas Dadaístas & Outras  Publicadas  Internacionalmente; v.  Revistas Detalhadas).


REFERÊNCIA SELECIONADA:
 

CATÁLOGO. ADES, D. Dada and Surrealism Reviewed. Introduction by David Syilvester and supplementary essay by Elizabetn Cowling. London: the Authors and the Art Council of Great Britain, Hayward Galleries, 1978. 475p.: il., pp. 42-43, 103-110, 159.
 

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